IPTU deve subir 40% em 2014

10/09/2013 - 09:27

A Câmara de Jaú aprovou ontem, em regime de urgência, projeto de lei da Prefeitura que vai provocar aumento de 40% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2014.

 

A Planta Genérica de Valores, que determina o custo do metro quadrado de casas e terrenos da cidade, foi corrigida – desde 2006 a medida não era aplicada. Sua aprovação provocou debates intensos no Legislativo.


Dois vereadores da oposição, Ronaldo Formigão (DEM) e Tito Coló Neto (PSDB), se colocaram frontalmente contra a medida.

 

Para ambos, a revisão da planta genérica em 40% vai causar transtorno aos contribuintes no próximo ano. Eles reclamaram também porque o projeto chegou à Câmara pouco depois das 19h, ou seja, no horário de início da sessão, sem que o assunto pudesse ser debatido.


Vereadores da situação, e dois da oposição, acabaram defendendo a medida. Lucas Flores (PT), líder do seu partido no Legislativo, foi o mais enfático e se desentendeu com Formigão por causa do projeto.


Flores argumentou que em sete anos a inflação superou os 40% da correção aplicada no imposto. O peemedebista Charles Sartori se juntou ao petista e alegou a falta de recursos da atual administração e o longo tempo sem que o imposto tivesse correção para que precisasse ser aprovado.


Formigão reclamou da falta de explicações da situação em relação à forma como seria feito o cálculo do imposto para o próximo ano e tinha dúvidas se o reajuste ficaria realmente em 40%.
Coló Neto comentou que deveria ser buscada outra alternativa pelo Executivo para melhorar suas finanças, sem ter de aumentar impostos, ou que abrisse espaço para discutir tais ações.

 

Reclamou ainda da falta de espaço da oposição para se informar sobre temas importantes, como a cobrança de tributos.

Clique aqui para ver outras notícias!