JAÚ APLICA, NO 1º DIA, 12 MIL DOSES DE VACINAS CONTRA A GRIPE.

03/05/2016 - 10:41

 Os postos de saúde situados em Jaú aplicaram no dia 30 de abril 12,5 mil doses da vacina contra a gripe. A quantidade equivale a 40% do público-alvo da campanha (32 mil pessoas).

 
Como a procura foi intensa no primeiro dia de imunização por causa dos crescentes casos da gripe H1N1, muitos ficaram sem receber a vacina no fim da tarde de sábado. “A expectativa era muito grande e sabíamos que a demanda seria intensa logo de início”, afirma o secretário de Saúde de Jaú, Paulo Mattar.
 
A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano – A (H1N1 e H3N2) e influenza B.
 
Houve sobra no sábado no Distrito de Potunduva, Vila Ribeiro, Pouso Alegre e áreas rurais. De acordo com Mattar, Jaú não recebeu a quantidade necessária para a campanha inteira. O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde divergem sobre a responsabilidade.
 
Ontem equipes responsáveis pela vacinação buscaram restabelecer o estoque. A previsão é que na tarde de hoje ou no máximo amanhã a imunização tenha continuidade. O secretário garante que serão vacinadas pessoas de todos os grupos de risco, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
 
O intuito é proteger crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde e pacientes com comorbidades.
 
 
Região
 
Na região também faltou vacina para atender toda a demanda no sábado. O diretor de Saúde de Bariri, Mozart Marciano, conta que as doses foram acabando paulatinamente. A última unidade a ter vacina, o Centro de Diagnose, imunizou a última pessoa entre 15h30 e 16h.
 
Bariri, que vacinou 45% do público-alvo no primeiro dia da campanha, deve retomar a imunização na tarde de amanhã ou na quinta-feira.
 
Em Itapuí a vacinação terminou às 16h de sábado. A diretora municipal de Saúde, Ana Paula de Lima Barbosa, pretende atingir a meta de 6 mil doses com postos fixos e volantes para atender idosos e acamados. Amanhã devem chegar mais vacinas na cidade.
 
Em Bocaina, segundo a diretora de Saúde, Ariete Monique da Rocha Lima, a imunização foi encerrada por volta das 15h de sábado, quando foram aplicadas cerca de mil doses. A vacinação deve ser retomada amanhã.
 
Em Pederneiras, por volta das 14h30 de sábado as doses da vacina se esgotaram. As pessoas que estavam nos postos à espera da imunização foram orientadas a retornar no dia 9 de maio, quando o governo federal enviará outro lote com mais vacinas.
 
Barra Bonita adotou esquema diferenciado de imunização. As doses em estoque terminaram na tarde de ontem. O secretário de Saúde da cidade, Sérgio Ronaldo Sace Bautzer dos Santos, conta que em um primeiro momento os idosos não irão receber a vacina. Eles integrarão a campanha a partir de 9 de maio.
 
Comércio do Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!