Jaú apresenta baixa taxa de mortalidade

19/12/2013 - 10:24

Segundo informações divulgadas ontem pela Fundação Estadual de Análise de Dados mostram que Jaú tem baixa taxa de mortalidade infantil em comparação a cidades de mesmo porte.


Segundo o levantamento, referente ao ano de 2012, 14 crianças de até 1 ano de idade morreram no município por causas diversas.


A taxa de mortalidade em Jaú é de 8,5 óbitos por mil nascidos vivos. O número é inferior também ao índice médio registrado no Estado, que é de 11,48.

 

Em relação aos municípios de mesmo porte, Botucatu, que é referência na área de medicina, tem maior taxa de mortalidade que Jaú, com 8,9 mortes para cada mil nascidos vivos.


O vice-provedor da Santa Casa de Jaú, Laércio Peroni, comenta que o resultado é extremamente positivo e que mostra o esforço da ala pediátrica do hospital.


Os números referentes à mortalidade de crianças também são positivos em comparação a períodos anteriores.


Nos últimos cinco anos, a menor taxa registrada foi em 2012. O segundo menor índice de mortalidade infantil havia sido em 2008, quando a cidade registrou 10,3 mortes para cada mil nascidos vivos.


O demógrafo da Fundação Seade, Antonio Marangone, comentou que Jaú está com o melhor nível de mortalidade infantil dos últimos anos, assim como o Estado de São Paulo.

 

Ele comenta que o resultado é extremamente positivo e que as mortes em Jaú foram causadas por partos prematuros, problemas na gestação ou anomalias.


Em relação à região, Jaú é uma das cidades com menor taxa de mortalidade infantil. Apenas Bocaina e Itaju tiveram resultados melhores, visto que não houve nenhuma de criança de até 1 ano em 2012.


Apesar do bom resultado observado em Jaú, a maioria das cidades da região está com taxa superior à observada no Estado. Apenas Itapuí e Pederneiras tiveram índice melhores que a média geral de São Paulo.

Clique aqui para ver outras notícias!