JAÚ CELEBRA OS 89 ANOS DA TRAVESSIA DE JOÃO RIBEIRO DE BARROS

27/04/2016 - 09:59

 A Prefeitura de Jahu, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, celebra os 89 anos da histórica travessia de João Ribeiro de Barros sobre o Atlântico Sul em ato cívico nesta quinta-feira (28/04). A solenidade será às 8h na Praça Siqueira Campos, em frente do monumento do aviador que fez história ao cruzar o oceano a bordo do hidroavião Jahú em 28 de abril de 1927.

 
O secretário de Cultura e Turismo de Jaú, André Galvão, convida a população para participar do ato cívico. “Convido a todos os jauenses para essa homenagem do 89 anos da travessia do Atlântico Sul do hidroavião Jahú, que, foi pilotado pelo Comandante João Ribeiro de Barros. Agradeço a presença dos atiradores do Tiro de Guerra 02-019, de Jaú, às autoridades e parentes do aviador e contamos com a presença de todos. João Ribeiro de Barros merece essa homenagem no evento que é tradicional em honra ao grande herói da cidade.”
 
A cerimônia contará com o secretário de Cultura e Turismo, com membros da família do aviador, e ainda atiradores do Tiro de Guerra, integrantes de corporações militares, alunos de escolas municipais e demais convidados.
 
Representante da família do aviador, Roberta Ribeiro de Barros Mantelli confirmou presença. Ela é filha de Rubens.Ribeiro de Barros, sobrinho de João Ribeiro e que faleceu em 23 de fevereiro de 2016 aos 81 anos de idade. Rubens sempre participou do ato cívico em homenagem ao aviador, inclusive no ano passado. Na oportunidade, ele disse se sentir honrado pela manifestação de carinho a João Ribeiro e lembrou da paixão do comandante pela terra de Jaú. “Aqui ele nasceu, aqui ele morreu, aqui ele dorme tranquilo o sono dos justos daqueles que sentem realizados”.
 
Como parte da comemoração, o historiador Marcus Tadeu do Carmo vai ler a carta encaminhada pela mãe de João Ribeiro ao filho par incentivá-lo na travessia. A cerimônia prevê ainda a deposição de coroa de flores no monumento, num ato realizado por atiradores.
 
Prefeitura Municipal de Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!