MULTISHOW EXIBE EPISÓDIOS INÉDITOS DE CHAVES E CHAPOLIN

10/12/2018 - 09:39

Trata-se de 112 episódios que o canal obteve e que não foram exibidos pelo SBT, emissora que consagrou os personagens do mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), desde agosto de 1984. Nesses 34 anos em que o “Chaves” é reprisado exaustivamente no Brasil, por incrível que pareça, há episódios que a emissora de Silvio Santos nunca exibiu. São inéditos no País.

O Multishow se dedica a colocar no ar essas raridades desde maio. Um dos pedidos dos fãs era que, no canal pago, os episódios fossem exibidos na ordem original, o que o SBT nunca fez - alguns podem até ter se perdido em uma enchente que atingiu o SBT, então na Vila Guilherme, na zona norte de São Paulo, em março de 1991. Como a produção do Multishow, fez um levantamento da sequência certa, foi mais fácil achar quais episódios não haviam sido mostrados pelo SBT.
 
“Fizemos uma pesquisa sobre a exibição das séries no Brasil e em outros lugares, trabalhamos em parceria com a Televisa (emissora mexicana que produziu as atrações) e com os maiores fã-clubes do país”, diz a gerente de programação e conteúdo do Multishow, Bruna Demaison.
 
Alguns fãs fervorosos de “Chaves” e “Chapolin” pesquisaram eles mesmos a respeito de quais e quantos episódios dos seriados foram produzidos pela Televisa.
 
Um dos que ajudaram na pesquisa foi o ator e dublador Gustavo Berriel. Ele acompanhou o processo de mudança dos seriados do SBT para o Multishow e se tornou o tradutor dos inéditos.
 
“É um trabalho específico, não era só questão de passar para o português. Precisei ser fiel à linguagem dos anos 1980 e ninguém poderia falar uma gíria atual”, conta. Berriel também é o responsável pela voz do Seu Barriga (Édgar Vivar). Vale lembrar que os capítulos exibidos pelo SBT mantiveram as dublagens conhecidas.
 
Outro fã que ajudou na descoberta foi Antonio Purcino, do Forum Chaves, um dos maiores fã-clubes do seriado. “Nós nos manifestamos há anos para que o SBT exibisse os episódios, mas eles nunca fizeram nada. O Multishow passou na frente.” 
 
Fonte: Comércio do Jahu e Folhapress.

Clique aqui para ver outras notícias!