NOVEMBRO AZUL ALERTA PARA CÂNCER DE PRÓSTATA

16/11/2015 - 10:11

 O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens. Segundo o Relatório Epidemiológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC), a doença deve afetar 70 mil pessoas no Brasil neste ano.

A campanha Novembro Azul incentiva os cidadãos do sexo masculino a fazer o exame que pode detectar o problema em estágio precoce. O primeiro indício é verificado no toque retal, o que provoca o afastamento de alguns homens dos consultórios médicos, por preconceito ou desconhecimento.

Mesmo assim, o índice de câncer de próstata detectado em estágio inicial aumentou de 41%, no período entre 1996 e 1999, para 67% entre 2005 e 2012. Ao mesmo tempo, diminuiu a “descoberta” em estágio avançado do tumor, que hoje corresponde a 32% dos casos.

A cirurgia é o procedimento mais adotado e costuma demorar menos de uma hora. O HAC tem a maior média de retiradas da glândula do País – são cerca de 400 prostatectomias por ano.

A faixa etária com maior incidência da doença está compreendida entre os 65 e 69 anos. 

A próstata fica entre a bexiga e o reto e ajuda na produção do fluido que carrega os espermatozoides durante a ejaculação. Embora o tumor seja a condição mais “conhecida”, outros problemas podem ocorrer com a glândula, como seu crescimento benigno, que dificulta a micção, e os processos infecciosos (prostatites), que provocam febre, dores e dificuldade para urinar.

 

FONTE COMERCIO DO JAHU

 

Clique aqui para ver outras notícias!