O deputado estadual Feliciano Nahimy Filho, do PEN esteve ontem em Jaú e falou na Câmara sobre as suas propostas em defesa dos animais

05/04/2013 - 09:46

O deputado estadual Feliciano Nahimy Filho, do PEN (Partido Ecológico Nacional) esteve ontem em Jaú e falou na Câmara sobre as suas propostas em defesa dos animais. O parlamentar, que esteve na cidade a convite do vereador Tito Coló Neto (PSDB) é considerado recordista mundial de proposituras em defesa dos animais. Cerca de 60 pessoas compareceram para ouví-lo, inclusive de associações protetoras de animais de Dois Córregos e de Mineiros do Tietê. Além de Coló e do deputado, também formaram a mesa o vereador Charles Sartori (PMDB) e Wilson Turini, chefe de Gabinete, representando o prefeito Rafael Agostini.

Feliciano Filho disse que a pedido do vereador Coló está incluindo Jaú no rol das cidades que terão um programa de castração de animais. “Estamos encaminhando pedido de verba pública para políticas públicas de castração e identificação dos animais. Deveremos fazer um trabalho regional”, disse.

Conforme o deputado, é preciso fazer uma castração por saturação nos bairros. “Não pode castrar uma cadela aqui, outra ali. Trabalhando em conjunto evitamos o trânsito de animais para lá e para cá”. Observou. Os recursos para esse programa seriam através de convênio entre município e Estado. “Não havia previsão de recursos estaduais para a castração dos animais. Após a minha lei 12.916, de 2008, esta criou a base jurídica para a instituição dessas políticas. Em 2011 conseguimos castrar e identificar perto de 20 mil cadelas e gatas em 20 municípios. Em cidades pequenas chegamos a zerar, não tem mais animais para castrar. O caminho é esse, porque daqui a pouco a população de cães e gatos vai superar a população humana”, explicou o deputado.

Feliciano Filho esclareceu que a castração com identificação, ou seja, com a colocação de chip, gira em torno de R$ 120,00 por animal, dependendo da empresa que vai fazer.

 

Clique aqui para ver outras notícias!