Parabéns Itapuí pelos 101 anos

11/09/2014 - 09:39

 

 

 

Hoje Itapuí comemora 101 anos de emancipação politica administrativa.

Parabéns Itapui!

Abaixo uma homenagem de Luiz Pachelli à cidade.

 


QUERIDA ITAPUÍ

 

Quero aqui externar o meu carinho a minha querida Itapuí. Busco dirigir especialmente a quem não a conhece, para que tenha uma idéia de quanto é bela, florida, arejada, e singular. Quem a conhece sabe muito bem do que estou falando, e é com o coração. E o coração só aceita a linguagem da emoção. Poderia falar de estatísticas, dados, números, mas não, falo somente de Itapuí com a intimidade de quem com ela convive desde a primeira infância.

Paixão antiga, dessas que se sentem na pele. Andei por outras ruas, outras paisagens, tão lindas quanto, mas faltava a nossa intimidade, a nossa cumplicidade, o nosso cotidiano em comum. Aqui é meu chão. Aqui, ando de pés descalços e de olhos fechados. E nem assim me perco. E se me perco logo me vejo na tua paisagem, nos ipês, no verde de tuas árvores, na alegria do teu povo, no teu ar de verão eterno. E sempre que chego depois de um tempo fora, mais forte é a minha convicção de que aqui é meu chão. Posso afastar-me de ti, temporariamente, mas só volto a me encontrar quando chego e te vejo qual porto seguro, a me acolher e me encantar.

Quem vem de fora se apaixona ao primeiro contato. Dizem que ela tem a tranqüilidade, a segurança, o conforto e a simplicidade característica das cidades do interior, mas ao mesmo tempo consegue aliar a isso, o bem estar que a modernidade exige hoje. 

Itapuí é meu chamego, e quando pensam em maldizê-la perto de mim, saio em defesa da minha terra, desse pedaço de chão que eu entendo, porque desse barro eu fui moldado. 

Ouço desde pequeno a sua história e procuro repassar à todos que não sabem a sua origem, a tal ponto de ter a felicidade junto com alguns amigos de escrever a obra literária “De Bica de Pedra a Itapuí” por ocasião do seu centenário (2013).

Sua origem não poderia ser mais linda, originou-se de uma bica de água que jorrava entre pedras. Compus uma música para ela “Querida Itapuí”. Tem coisa mais linda do que isso? Tem sim. E se chama Itapuí!

 

Clique aqui para ver outras notícias!