Programa de bolsas para professores de ensino médio terá R$ 1 bilhão

27/11/2013 - 10:17

 O Ministério da Educação vai investir 1 bilhão de reais no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, programa de capacitação de professores das redes públicas estaduais.

O MEC distribuirá bolsas a professores da rede pública dessa etapa da educação básica como forma de melhorar o ensino.

As bolsas serão concedidas a partir de fevereiro, no valor de R$ 200, a docentes que participarem de atividades de formação continuada.

Está prevista a participação de quase 500 mil docentes e 7 milhões de alunos. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante disse que "Não há processo educativo sem a mediação do professor. Por isso, o eixo central deste programa é valorizar esses profissionais”.

O programa, inspirado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, tem a adesão de todos os Estados, o Distrito Federal e 40 universidades.  

O ensino médio tem cerca de 5,5 milhões matrículas, o que representa 52% dos jovens entre 15 a 17 anos. Outros 25% dos adolescentes nessa faixa etária estão atrasados.

Mais de 1,5 milhão de adolescentes dessa idade estavam fora da escola em 2011. Além disso, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ensino médio estagnou em 2011. Nos anos iniciais, o indicador havia mostrou crescimento.

 

 

Clique aqui para ver outras notícias!