QUEIMADAS CRESCEM 34% EM 2015, NA COMPARAÇÃO COM MÉDIA HISTÓRICA

06/01/2016 - 10:36

O número de queimadas no Brasil no último ano foi 34% maior que a média histórica registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desde 1998. Foram detectados 236,3 mil focos de incêndio, índice 28,6% maior que o registrado em 2014 (183,6 mil) e o pior desde 2010, quando foram detectados 249,2 mil focos. A média histórica é de 175,8 mil.
 
Responsável pelo monitoramento, o pesquisador do Inpe Alberto Setzer atribui o crescimento do índice a um conjunto de elementos interligados. O primeiro seria o fator climático:
 
- Este foi um ano com menos chuva e mais quente que a média histórica, principalmente no Brasil central, no Sul da Amazônia e em parte do Nordeste. Algumas regiões registraram quatro graus celsius acima da média. Com temperatura alta, você tem condições mais favoráveis ao fogo - afirma.
 
O pesquisador também aponta a redução nos orçamentos dos governos e, consequentemente, uma queda na realização de campanhas de conscientização e fiscalização de queimadas. Ele cita exemplos como o do Amazonas, estado que cortou pela metade em 2015 o orçamento de iniciativas de preservação do meio ambiente.
 
O aumento das exportações brasileiras e, consequentemente, da limpeza da terra por meio de métodos ilegais para realização de grandes projetos agropecuários, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, também são os grandes vilões é apontado como responsável pelo aumento.
 
- São vários fatores. Todos, de alguma forma, contribuíram para o quadro. A grande maioria das queimadas tem origem humana. As causas naturais são raríssimas e relacionadas à ocorrência de raios - analisa o especialista.
 
fonte/imagem O globo
 
 

Clique aqui para ver outras notícias!