Receita Federal informou ontem que permitirá o pagamento de impostos sobre importações nos principais aeroportos do País através do cartão de débito

19/02/2013 - 09:34

A Secretaria da Receita Federal informou ontem que permitirá o pagamento de impostos sobre importações nos principais aeroportos do País através do cartão de débito.

O sistema já está funcionando no aeroporto internacional de Brasília e está previsto para entrar em funcionamento nos aeroportos de Guarulhos e do Galeão nesta sexta-feira. “Com esses três aeroportos, mais de 80% dos passageiros em voos internacionais já terão acesso ao serviço”, informou o Fisco.

Passageiros que ultrapassam o valor total de U$ 500 por pessoa em produtos são taxados em 50% sobre o valor excedente. Há ainda uma multa caso o passageiro não declare a importação que excede sua cota pessoal e seja flagrado pela fiscalização. A multa também poderá ser paga no cartão de débito.

Segundo a Receita, será permitido o recolhimento de tributos com cartões de débito de qualquer instituição financeira, porém apenas das bandeiras Visa, Mastercard e Elo.

Ainda não há prazo para a facilidade vigorar em outros aeroportos internacionais do País.
A Receita Federal lembra que, pelo sistema anterior, o contribuinte tinha de emitir a Darf (documento de arrecadação federal), procurar um banco no aeroporto e fazer o recolhimento dos tributos. Depois, era necessário retornar à alfândega e pegar a bagagem.

 

Clique aqui para ver outras notícias!