SERVIDORES MUNICIPAIS DE JAÚ CONSEGUEM REAJUSTE SALARIAL

10/03/2016 - 10:29

 Os funcionários da Prefeitura de Jaú realizaram assembleia no início de fevereiro solicitando da administração municipal reposição da inflação nos salários e mais 5% de ganho real. Ontem, em nova reunião realizada no Balneário Aristides Coló, os mais de 400 servidores presentes concordaram com a contraproposta do Executivo de 1% de aumento real.

 
Em assembleia que durou poucos minutos, os funcionários aceitaram reposição de 11,08%, conforme apuração do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativa ao período de março de 2015 a fevereiro de 2016.
 
Além disso, terão 1% de ganho real sobre o salário corrigido pelo índice inflacionário (veja quadro). O tíquete-alimentação também será reajustado. Como o montante de 11,08% resultaria num valor quebrado, o Executivo aceitou arredondar o vale para R$ 614. Continuam o reajuste trimestral no valor do vale e o pagamento de um 13º no fim do ano.
 
O acordo deste ano em nada se compara às negociações do ano passado. Naquela ocasião, os funcionários públicos deflagraram greve em pelo menos 60% dos serviços. A paralisação durou três dias. O Executivo demonstrou ser irredutível com a proposta apresentada, mas depois reavaliou sua proposta, oferecendo aos servidores 7% de aumento nos salários e 13,13% no tíquete.
 
Para as duas partes envolvidas, desta vez houve maior maturidade nas negociações. “Neste ano conversamos e debatemos muito e chegamos a uma contraproposta enxuta, mas que atende ao anseio do servidor”, diz a presidente do Sindicato dos Funcionários da Prefeitura, Autarquias e Empresas Municipais de Jaú (Sinfunpaem), Eliana Aparecida Contarini.
 
O prefeito de Jaú, Rafael Agostini (PSB), apresenta o mesmo argumento. “Fizemos o que foi possível. Houve bom senso por parte da direção do sindicato”, afirma. “Procuramos ter um diálogo bastante franco e transparente. Isso demonstra que houve um amadurecimento nas relações entre a Prefeitura e o sindicato.” Conforme a legislação, se não houvesse acordo até o dia 2 de abril, a Prefeitura ficaria impedida de conceder aumento real.
 
 
Professores
 
Um ponto da proposta apresentada pelo sindicato ainda depende de negociações. Ele trata da revogação de lei aprovada pela Câmara no ano passado, que mudou as regras de progressão funcional dos professores. A norma dificultou o acesso dos docentes a novas categorias funcionais, concedidas mediante aplicação de avaliações periódicas pela Secretaria de Educação.
 
Segundo Eliana, a avaliação dos professores não foi realizada no ano passado. Por esse motivo o sindicato acionou a Justiça. A entidade também requereu – e aguarda resposta – que a avaliação seja feita com base em lei anterior a dezembro. A presidente do Sinfunpaem diz que o não acolhimento do pedido pode resultar em nova ação judicial.
 
Comércio do Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!