Simulação inédita em aeroporto mobiliza 200 profissionais e voluntários

05/12/2013 - 08:32

O Aeroporto Estadual Moussa Nakhal Tobias, que fica na rodovia que liga Bauru a Arealva realizou na quarta-feira, o Exercício Simulado de Acidente Aeronáutico coordenado pelo Departamento Aeroviário do Estado (Daesp). O objetivo foi treinar e aprimorar os procedimentos de emergência aos passageiros em casos de acidentes aéreos atendendo normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

O exercício consistiu em um acidente gerado no momento do toque arremetido feito em voos de instrução. A aeronave, ao correr a pista para nova decolagem, tem perda de potência do motor, sai da pista e para na lateral com princípio de incêndio.

 

A aeronave utilizada foi a C-525 cedido pela empresa EJ Escola de Aviação Civil de Itápolis. O procedimento envolveu desde os primeiros socorros aos passageiros na pista do aeroporto até o transporte a um hospital da cidade.

 

A atividade visa avaliar os procedimentos para resgate das vítimas, primeiros socorros, tempo de deslocamento das ambulâncias no percurso até os hospitais e atendimento médico.

 

Participaram do exercício cerca de 200 pessoas, incluindo a comunidade aeroportuária, equipe do Corpo de Bombeiros do aeroporto e município, Samu, Polícia Militar e Polícia Rodoviária. Contou ainda com representantes da Defesa Civil, helicóptero Águia da PM, alunos da área de ciências aeronáuticas da Instituição Toledo de Ensino (ITE) e Emdurb.

Via JcNet

Clique aqui para ver outras notícias!