TUPÃ E BASTOS REABREM COMÉRCIO COM RESTRIÇÕES

12/05/2020 - 11:17

Começou com êxito o plano de distanciamento social decretado pelo prefeito Caio Aoki em Tupã, região de Marília, que permitiu a reabertura do comércio e retomada dos serviços não essenciais na cidade, na 2ª feira (11). Quase 70 fiscais nomeados por ele foram treinados e ajudaram a orientar os comerciantes sobre a maneira correta de atender os consumidores nesse período de quarentena imposta pelo coronavírus. Aoki acompanhou tudo, pessoalmente.

“O decreto de isolamento do governador foi importante, principalmente nos 30 primeiros dias, para que pudéssemos reestruturar a cidade, mas chegou a um ponto em que começou a destruir o fator econômico”, justificou o prefeito, que se socorreu da Justiça local para a retomada gradual da economia tupãense, não obteve êxito, recorreu ao Tribunal de Justiça (TJ) e, aí sim, conseguiu a autorização que precisava. “Editamos o decreto, anunciamos as regras na 6ª feira e ontem retomamos as atividades do comércio, serviços e salões de beleza”, concluiu, iniciando a fase da transição do isolamento para o distanciamento social.
 
“Tudo está voltando ao normal de maneira gradual, equilibrada e controlada. Os comerciantes assinaram um termo e compromisso para cumprir todas as exigências do decreto e vem dando muito certo”, avaliou Aoki. Nenhum estabelecimento pode receber mais do que 30% da capacidade, deve disponibilizar álcool em gel e exigir uso de máscaras; pessoas com mais de 65 anos só podem acessar as lojas e serviços até 10h; além de outras medidas de controle para evitar a propagação do coronavírus. Durante a semana voltam a funcionar bares, restaurantes e similares com atendimento local até 22h; depois igrejas e, por fim, academias.
 
BASTOS TAMBÉM – Na região da Nova Alta Paulista só Aoki e o prefeito Manoel Rosa, de Bastos, conseguiram essa autorização no TJ e reabriram o comércio. Prefeitos de todo o Estado fizeram contato ontem, em busca de informações. “Demos aos comerciantes esse direito de retomar as atividades e queremos que todos cumpram com seus deveres. Nossa fiscalização está em cima e quem não cumprir as regras pode ser punido com multas pesadas, com valor mínimo de R$ 2,7 mil e que podem chegar a R$ 27,6 mil, que dobram na reincidência e podem levar à cassação do alvará e até fechamento do estabelecimento”, advertiu o prefeito tupãense.
 
NÃO DEU – Enquanto Tupã e Bastos festejavam a conquista nesta 2ª feira, Marília amargava duas derrotas. A primeira no TJ, que rejeitou recurso da Prefeitura para reabrir o comércio, e, a segunda, com a negativa da ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), em dar seguimento a reclamação apresentada pelo Município com a mesma finalidade. A manifestação dela, relatora do caso, saiu na tarde de ontem e foi publicada na edição desta 3ª (12), do Diário Oficial.
 
(c/ colaboração de Nilton Mendonça/Rádio Cidade FM)
 
Informações: HORAH – Você sabe tudo.
Foto: Nilton Mendonça/Reprodução HoraH.

 

Clique aqui para ver outras notícias!