VEÍCULOS APREENDIDOS SÃO MANTIDOS IMPROVISADOS

23/08/2017 - 09:56

Veículos apreendidos no âmbito criminal em Jaú têm sido mantidos improvisados na Central de Polícia Judiciária, na Delegacia Seccional e em pátio particular. 

Atualmente, o Estado não tem contrato em vigência com empresas especializadas que forneçam os serviços de transporte e armazenamento desses automóveis – o que força a situação de improviso. Diante da queda de arrecadação pelo governo, é improvável que a situação seja resolvida ainda em 2017. 

Depois que o Departamento Estadual de Trânsito foi desvinculado da Polícia Civil, a autarquia responsável pelo tráfego manteve apenas o contrato referente a transporte e depósito de veículos apreendidos na esfera criminal, o que inclui falta de documentos e licenciamento vencido, por exemplo.
 
Os automóveis produtos de crime apreendidos, como os oriundos de furtos e roubos, que são de responsabilidade policial, não contam com pátio próprio. É por isso que os carros estão sendo “estocados” na CPJ e na Seccional. Outros, remanescentes do contrato antigo, ainda estão no Guincho do Sidney. Estima-se que haja pelo menos 500 carros e motocicletas com pendências.
 
O delegado assistente da Seccional de Jaú Euclides Francisco Salviato Júnior diz que foi confeccionado pedido para contratação de pátio. Posteriormente, seria definida empresa responsável pelo transporte. Contudo, o governo ainda não disponibilizou os recursos financeiros necessários para abertura das licitações – o montante requisitado não foi informado. A expectativa é que os pregões sejam feitos em 2018.
 
“Isso não ocorre apenas em Jaú. Grande parte do Estado aguarda autorização para contratar pátio e guincho”, comenta o delegado. 
Leilão
 
Paralelamente, são feitos leilões para tentar abrir espaço – mas o leilão só pode ser convocado mediante autorização judicial, o que acontece apenas após o trânsito em julgado (quando não há mais possibilidade de ingressar com recursos).
 
“Não podemos leiloar os carros que ainda estão em trâmite judicial. É preciso aguardar num pátio, e os espaços que temos, sem depender de recursos extras, são na Seccional e na CPJ. Por mais que crie embaraço por não ser o local mais adequado, não podemos deixar os veículos na rua”, afirma Salviato Júnior. Antes do leilão, o proprietário é notificado para ter oportunidade de regularizar a situação do carro. A maioria é vendida como sucata.
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!