VÍDEO DE CÃO CORRENDO ATRÁS DE CARRO É INVESTIGADO COMO ABANDONO EM BAURU

31/01/2018 - 11:09

Uma cena em tom de denúncia de abandono de animal tomou conta das redes sociais de Bauru (SP) e virou caso de polícia.

No vídeo, um cão aparece correndo atrás de um carro pelas ruas de bairros da região do Parque Vista Alegre, sem conseguir alcançar o veículo. Depois, a autora do vídeo para o carro, resgata o cão e persegue o carro até registrar a placa.
 
Outra mulher, que se identificou como dona do animal, diz que o cão fugiu e que ela não percebeu. A mulher também registrou ocorrência como vítima de exposição indevida nas redes sociais.
 
Ao ver a tentativa frustrada do cão, a cabeleireira conta que resgatou o cão e o levou para casa. "Quando o peguei ele estava totalmente esgotado e ofegante. Ele latia durante o percurso, até mesmo ao lado do carro quando ele parava nos cruzamentos. Fica difícil acreditar que não foi um caso de abandono.”
 
O caso chegou à polícia e, segundo o delegado Luiz Massa, que estava no plantão, o simples fato de um animal estar solto em rua movimentada e correr atrás de um carro por tanto tempo sem ser recolhido já caracteriza crime de abandono, pela negligência em sua guarda.
 
Como a autora do vídeo não quis registrar boletim de ocorrência, a própria autoridade policial decidiu fazer o registro para que o caso fosse investigado. Neste momento, o delegado percebeu que já havia uma ocorrência sobre o caso, registrado pela suposta dona do cão.
 
“O caso será enviado para delegacia especializada neste tipo de crime e será fácil apurar, com base nos endereços dos envolvidos e nas imagens, se foi ou não um caso de abandono. Mas a situação flagrada no vídeo já caracteriza por si só um crime, pela negligência”, explica o delegado.
 
A cozinheira Adrelaine Borges Roberto, que registrou o boletim como vítima de uma exposição indevida nas redes sociais, alega que não abandonou o cão e sustenta que ele apenas escapou pela grade de sua casa e ela não percebeu que o animal seguia o carro.
 
“Ela [Laura] me expôs, divulgou a placa do meu carro, e colocou a minha família em perigo. A gente não sabe o que pode acontecer. Não abandonei, apenas não percebi que o cão escapou. Se fosse fazer isso mesmo, jamais faria numa via movimentada como aquela. Quero meu cão de volta”, sustenta Adrelaine.
 
A cabeleireira Laura Brandão diz que a intenção inicial de sua postagem foi a de encontrar os donos do cão resgatado, mas que a suposta dona a procurou apenas para ameaçá-la pela postagem, sem pedir o animal de volta.
 
“A própria polícia me orientou a não devolver o cão, pelo menos até que o caso seja totalmente esclarecido. Não quero conflito, apenas o melhor para o animal. Como tenho convicção que ele foi abandonado, vou lutar para ficar com ele”, afirmou Laura.
O caso será investigado pela delegacia de crimes ambientais, cujo titular é o delegado Dinair José da Silva.
 
G1 - BAURU E MARÍLIA

Clique aqui para ver outras notícias!