⏰ATUALIZAÇÃO: MÃE DETIDA POR ABANDONO É LIBERADA EM AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

24/10/2025 - 14:59

 O caso da família de Jaú que chamou atenção nesta quinta-feira (23) teve um novo capítulo: a mãe, detida após quatro crianças serem encontradas sozinhas em casa na noite de quarta-feira (22), foi liberada em audiência de custódia e responderá ao inquérito em liberdade.

O Conselho Tutelar segue acompanhando a família, garantindo que os menores — de 10, 8, 6 e 4 anos, além do bebê de 1 ano — permaneçam sob os cuidados da avó materna, em ambiente seguro. O filho mais velho, de 10 anos, apresenta suspeita de transtorno do espectro autista e está em investigação para assegurar acesso a atendimento médico adequado.
Segundo apuração do Jornalismo Energia, a família havia chegado a Jaú há menos de 20 dias. A avó relatou que a filha enfrenta dificuldades psicológicas.
O caso
Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar até o imóvel. Ao chegar, os policiais foram recebidos pela criança de 8 anos e encontraram os irmãos desacompanhados, a casa em condições precárias e sem alimentos. Uma das crianças relatou ter preparado o próprio almoço e o dos irmãos.
O bebê de 1 ano estava com uma vizinha, que afirmou não saber que os demais estavam sozinhos. Diante da situação, os policiais compraram pizzas para garantir alimentação imediata.
O Conselho Tutelar segue acompanhando o caso, e buscando contato com os pais nas cidades de Hortolândia e Engenheiro Coelho para que assumam a responsabilidade pelos filhos.
O abandono de incapaz é crime previsto no Código Penal. O Conselho reforça que a população deve continuar atenta e denunciar situações de risco à Polícia Militar. Contatos do Conselho Tutelar em Jaú: 3622-0929 / 3624-6404 / 99101-9803 / 97402-9989.
A atuação da Polícia Militar e do Conselho Tutelar foi marcada por empatia e sensibilidade, oferecendo proteção, acolhimento e alimentação às crianças. O caso segue em investigação e segue repercutindo na cidade.

Clique aqui para ver outras notícias!