- Home
- Notícias
- ⚽ FATEC JAÚ DESENVOLVE FUTEBOL DE BOTÃO ADAPTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS
⚽ FATEC JAÚ DESENVOLVE FUTEBOL DE BOTÃO ADAPTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS
01/09/2025 - 13:09
A Fatec de Jaú desenvolveu o “Toque de Craque”, um futebol de botão inclusivo para pessoas com deficiência visual e também crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto nasceu de uma demanda do Centro de Inclusão Social e Convivência (Cisc) de Jaú, que buscava novas opções de lazer acessível.
Criado pelo aluno Erick Henrique Martins, do curso de Gestão da Produção Industrial, com orientação dos professores Flávio Cardoso Ventura e Marcos Antonio Bonifácio, o jogo foi selecionado para a 16ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que reúne cerca de 150 iniciativas.
O protótipo inclui mesa com linhas em relevo, botões diferenciados por textura, traves maiores e bolinhas com guizo, garantindo acessibilidade. As regras foram adaptadas com base no retorno dos usuários e nas federações da modalidade.
Segundo o diretor do Cisc, Estevam Rogério da Silva, a iniciativa representa uma alternativa de lazer e socialização para os atendidos. Partidas já foram realizadas no centro para avaliação do projeto.
Com informações de JCNET
Fatec de Jaú/Divulgação
Clique aqui para ver outras notícias!