"LAÇO ROSA": RADIOTERAPIA NÃO É BICHO DE SETE CABEÇAS

25/10/2017 - 10:32

Quando se descobre o câncer de mama, muitas mulheres ficam com medo do tratamento de radioterapia e quimioterapia. No entanto, esses métodos são eficazes para que a doença seja parcialmente curada. Alguns tabus ficam em evidência relacionada aos tratamentos, mas a perca de cabelo é o fato que mais atinge as mulheres com câncer de mama. A terceira matéria da série “Laço Rosa” tem como objetivo explicar e mistificar informações sobre o tratamento de radioterapia. Então vamos lá?
 
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais por meio de radiação aplicada em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor.
 
De acordo com o mastologista do Hospital Amaral Carvalho e do Centro de Mastologia de Jaú, doutor João Ricardo Auler Paloschi, a radioterapia é aplicada apenas em alguns casos. “Depois do procedimento cirúrgico realizado, temos os tratamentos complementares que incluem radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e a radioterapia é um deles. Pra um grupo de pacientes determinando, a radioterapia é um tratamento que deve ser realizado.”
 
O doutor João ainda ressalta que a aplicação da quimioterapia é igual a realizar um raio-X de pulmão. “A paciente se posiciona em relação ao aparelho, ela não senta a irradiação e os campos haverá a irradiação são demarcados no aparelho. A paciente vai todos os dias por um período de 30 a 35 vezes e em poucos minutos faz a aplicação totalmente indolor. A radioterapia não tem efeito sistêmico, mas é indicada para alguns casos, não para todos”, explica.
 
“Quanto mais precoce, mais rápido, mais valor eu der àquela situação... Tudo fica mais simples, mais fácil e a cura é praticamente total.”
 
Texto: Bárbara Milani.

Clique aqui para ver outras notícias!