100 KG DE EXPLOSIVOS SÃO APREENDIDOS EM PEDERNEIRAS

13/11/2015 - 09:54

 A Polícia Civil de Pederneiras  apreendeu ontem à tarde cerca de 100 quilos de fogos de artifício que estavam expostos para venda e guardados no depósito de uma loja de utilidades no Centro da cidade. O material, de acordo com a polícia, possui grande poder explosivo e o estabelecimento não tinha autorização para comercializá-lo.


O delegado responsável pela ocorrência, Richard Serrano, conta que um inquérito policial foi instaurado recentemente para apurar a venda ilegal de fogos de artifício em Pederneiras. Com a autorização da Justiça, policiais civis foram até loja de utilidades localizada na avenida Tiradentes e encontraram grande quantidade de bombas e rojões.

Segundo o delegado, parte do material estava exposta para venda em uma vitrine, dividida de acordo com a capacidade explosiva. No depósito da loja, a polícia também localizou várias caixas com fogos de artifício, armazenadas de forma irregular, sem nenhuma proteção, com acesso a qualquer pessoa, e em meio a outros tipos de produtos.

“Os materiais apreendidos estavam misturados a fardos de papéis higiênicos, caixas de papelão com bucha de espuma, além de outros materiais inflamáveis, tudo em prateleira de madeira”, revela. “No estabelecimento comercial, não foi encontrado nenhuma documentação de origem do material apreendido que estava exposto à venda”.

No total, de acordo com Serrano, foram recolhidos 22.187 unidades de fogos de artifício de potências variadas, desde bombas de pequeno poder explosivo até rojões de diversos tiros. Ele explica que amostras de cada um dos materiais serão submetidas à perícia no Instituto de Criminalística (IC) para constatação da capacidade explosiva.

No momento da apreensão, o proprietário da loja não estava no local. Segundo o delegado, ele já foi identificado e irá responder ao inquérito em liberdade. “Isso é enquadrado como venda de explosivos e, dependendo da quantidade, é crime inafiançável, inclusive pelo Estatuto do Desarmamento”, diz. A pena em caso de condenação, de acordo com ele, varia de 4 a 8 anos de prisão.


Fonte/Imagem JCNET

Clique aqui para ver outras notícias!