AUMENTA FURTO DE ÁGUA EM OURINHOS

29/08/2017 - 08:35

A prática de fraudar o consumo de água na cidade de Ourinhos para consumir sem pagar pelo serviço registrou um aumento de 20% este ano, em relação ao mesmo período de 2016. Em média, são descobertos 25 casos por mês. Segundo a SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos), o prejuízo mensal com este tipo de fraude chega a R$ 90 mil.

De acordo com a superintendência, a fraude geralmente fica escondida debaixo da terra, com ligações e desvios clandestinos, ou nos hidrômetros, que são “travados” com arames adaptados pelos fraudadores. Quem pratica essas fraudes pode responder criminalmente por furto.

Fraudes desse tipo têm preocupado a SAE, não só pelo prejuízo, mas pelo fato de que a população como um todo acaba sendo penalizada. De acordo com o superintendente Marcelo Pires, medidas serão adotadas para minimizar a situação.
 
“Todo mundo perde com esses furtos, que acabam reduzindo a capacidade de investimento da empresa para fazer melhorias aos consumidores. Por isso, queremos implantar um sistema de monitoramento dos clientes suspeitos”, explica Pires.
 
Quando há indícios do crime, a SAE registra um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que passa a investigar o caso. Se a perícia técnica comprovar a fraude, é instaurado inquérito que pode resultar em responsabilidade criminal por furto simples (pena de 1 a 4 anos de prisão) ou qualificado (pena de 2 a 8 anos de prisão).
 
G1 BAURU E MARÍLIA.

Clique aqui para ver outras notícias!