BAURU REGISTRA PRIMEIRA MORTE POR H1N1

02/07/2019 - 09:04

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, informou, no início da noite de ontem (01/07), a confirmação da primeira morte por Influenza tipo A (H1N1) em Bauru. Trata-se de um homem de 61 anos e que não havia tomado a vacina.

O paciente teve início dos sintomas em 27 de maio e morreu no dia 22 de junho por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com a prefeitura, ele tinha quadro de obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de bexiga, e foi hospitalizado em serviço particular.
 
Vale destacar que esta é a primeira morte confirmada oficialmente de H1N1. O JC recebeu outros relatos de munícipes que teriam perdido familiares pelo agente etiológico, contudo, não há confirmações oficiais por parte da prefeitura.
 
VACINAÇÃO
No caso da gripe, a vacina que foi oferecida na rede pública previne contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B e é considerada a forma mais eficaz de proteção.
 
Neste ano, a meta foi atingida em Bauru, com mais de 100 mil pessoas imunizadas.
 
RECORDE EM 2018
Mesmo assim, a primeira morte acende um alerta, uma vez que o ano passado registrou recorde de óbitos por H1N1 em Bauru. A prefeitura não divulgou, ontem, o total de casos de 2018, contudo, o último comunicado lançado pelo município foi divulgado no dia 7 de agosto daquele ano e apontava que a cidade totalizava 47 casos de Influenza, sendo 35 de H1N1, nove de H3N2 e três de Influenza A não subtipado. Desse total, foram 12 óbitos por H1N1 e três de subtipos desconhecidos.
 
NO ESTADO
Acionada nessa segunda-feira (1), a Secretaria de Estado de Saúde informou que, neste ano, até maio, foram notificados 255 casos de SRAG no Estado atribuíveis ao vírus Influenza e 26 óbitos. Especificamente nesta região, eram cinco casos e duas mortes (o levantamento ainda não contabiliza o óbito em Bauru).
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!