BOMBEIRO CIVIL É HOMENAGEADO NA CÂMARA

28/06/2022 - 13:35

Foi aprovada na sessão legislativa desta segunda-feira (28) por unanimidade e em  única discussão  a Moção de Congratulações e Aplausos ao bombeiro civil Cesar Leandro Teixeira da Silva, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A iniciativa do vereador Luizinho Andretto.

Leandro é voluntário nas mais diversas ocorrências. Com sua presteza, auxilia a Polícia Militar, Bombeiros e SAMU, principalmente no isolamento de áreas de acidentes, muitas vezes chegando primeiro no local por meios próprios e também atua  em eventos sociais. Em 2021, fez o curso de bombeiro civil, recebendo seu certificado de treinamento, o que o possibilitou, ainda mais, ajudar nas ocorrências.

O profissional  foi um dos tantos voluntários que enfrentou as águas do Rio Jahu, no dia 30 de janeiro deste ano, para socorrer as vítimas da enchente. Nesta mesma época, Leandro foi diagnosticado com insuficiência cardíaca grave, o que não impediu o bombeiro civil de se arriscar para salvar pessoas desconhecidas.  Em todos os desastres naturais recentes, Leandro estava presente, auxiliando de alguma forma, inclusive foi em 2019, por dez dias, Coordenador Municipal da Defesa Civil, durante período de chuvas que castigaram a cidade.

Para defender sua família, Leandro também arriscou sua própria vida. No dia 1º de maio, sua casa foi invadida por marginais que estavam roubando os seus pertences. Leandro ouviu os ruídos, deixou a família em segurança no quarto trancada, pediu para que eles acionassem reforço e não pensou duas vezes quando sentiu que sua esposa e seu filho estavam em perigo. Numa luta corporal, foi esfaqueado, mas conseguiu expulsar os ladrões, onde um deles, posteriormente, viria a ser identificado e preso.

 

Em ação mais recente, o pai herói se mostrou presente, quando o filho acabou se engasgando com um pirulito sem o cabinho. Percebendo que o menino estava engasgado, rapidamente iniciou a manobra de Heimlich, conseguindo salvar seu filho, que chegou a ficar desacordado com o doce obstruindo as vias aéreas.

Na foto o vereador Luizinho Andretto entrega a honraria ao bombeiro civil

 

 

Clique aqui para ver outras notícias!