CÂMARA ENTREGA TÍTULO DE CIDADÃO JAUENSE PARA CANTOR NANDO REIS

19/07/2022 - 12:24

A Câmara Municipal de Jaú, entrega nesta terça-feira, às 19h,  o Título de Cidadão Jauense para José Fernando Gomes dos Reis, o cantor Nando Reis.

A homenagem está prevista no Decreto Legislativo nº 466, de 9 de dezembro de 2019, de autoria de Cléo Furquim.

O evento contará com transmissão ao vivo pela TV Câmara Jahu   (canais 34.2 aberto e digital, 10 NET e 52 Conector) e pelo   www.youtube.com/tvcamjau.

 

O homenageado 

 

Nando Reis, nasceu no dia 12 de janeiro de 1963 na cidade de São Paulo. Filho de Cecília Leonel e José Carlos Galvão Gomes dos Reis.

O pai do cantor é jauense assim como seu avós José Cassiano Gomes dos Reis e Maria José Galvão de Barros França. O vovô Zezé, como Nando gosta de chamá-lo, era fazendeiro e agrônomo. Batizou as suas terras em Jaú com o nome de ‘Fazenda Frei Galvão’, em homenagem ao conhecido Santo. Desde pequeno, Nando sempre frequentou a propriedade do avô, principalmente, durante as férias escolares.

 

Por influência dos pais, Nando começou a ouvir música desde cedo. A mãe tocava violão e era uma entusiasta da Bossa Nova. Os tempos de escola no Colégio Equipe, em São Paulo, trazem boas lembranças. Inclusive foi lá onde se formou o núcleo da banda ‘Os Titãs’. Aos 19 anos, o Nando assumiu o baixo e também se tornou um dos cantores e compositores dos Titãs.

 

A partir dos anos 90, Nando começa a estabelecer novas parcerias no mundo da música: Marisa Monte, Cássia Eller, Samuel Rosa, Frejat. E em 1995, decide lançar o seu primeiro disco solo.  Em 2002, o artista decide deixar os Titãs e segue em carreira solo. O Nando nunca para de se reinventar e está sempre envolvido em diversos projetos musicais.

 

A arte e a música são, realmente, contagiantes e ao que parece hereditárias. Nando tem 5 filhos: Theodoro, Sophia, Sebastião, Zoé e Ismael.

 

Hoje, Nando Reis é considerado um dos principais compositores brasileiros e acumula álbuns e prêmios pela sua dedicação em mais de 40 anos de carreira artística.

 

Com uma rotina bastante ‘corrida’ por conta das gravações e shows, sempre que possível, Nando procura desacelerar o ritmo frenético da vida de artista. E o seu refúgio é a fazenda em Jaú.

 

Após o falecimento de seu pai, Nando ficou com parte das terras da fazenda e tem se empenhado para restaurar o local e investir em um projeto de recuperação de mata ciliar, criando abelhas sem ferrão e produzindo através do sistema de agrofloresta. Ele formou uma rede de pessoas interessadas na preservação ambiental e na manutenção dos  biomas ao redor de Jaú, uma bandeira indispensável na sua figuração como artista e pessoa.

 

A Fazenda Frei Galvão tornou-se um santuário. Um ambiente repleto de memórias afetivas do seu passado e que faz parte da construção de sua identidade. Uma fonte de inspiração e renovação das energias. Ou seja, Jaú é onde Nando se sente em casa.

 

Clique aqui para ver outras notícias!