CHUVA CAUSA ESTRAGOS EM JAÚ

30/01/2017 - 10:37

Uma chuva intensa, acompanhada de rajadas de ventos e raios, provocou diversos estragos em Jaú no fim da noite do último sábado. Segundo a Defesa Civil, ruas e avenidas ficaram alagadas e casas foram tomadas por água e barro. 

O temporal ainda destelhou uma residência, derrubou árvores e deixou boa parte da cidade sem energia elétrica. Na rua Orfeu Delfino, Jardim João Balan 2, o gato de uma mulher morreu afogado após ser arrastado pela enxurrada.  
 
"A alta precipitação pluviométrica ocasionou enxurradas bruscas no trevo de acesso do Jardim São José, onde veículos ficaram ilhados e o acesso ficou temporariamente interrompido", elenca o coordenador da Defesa Civil local, Valdir Baltazar.
 
Ele destaca, ainda, que, no Jardim Chácara Flora, três imóveis foram inundados na rua Elias Letaif e outro na rua José Ortigosa.
 
Houve também deslizamento de terra no Jardim Maria Luiza lV, onde a água invadiu casas da avenida Pedro Bianco.
 
"Mais duas residências foram afetadas na avenida Primo Gazzoli, desabando o muro de divisa dessas casas. No Jardim João Balan 1, na rua Joaquim Maria Madalena, um imóvel sofreu forte infiltração devido às enxurradas vindas do terreno de trás", acrescenta.
 
Ainda de acordo com Baltazar, uma casa foi destelhada no Jardim Pedro Ometto, na rua Inocêncio Marquesan. "Houve queda de árvores em vários bairros e uma delas caiu sobre um carro, mas ninguém ficou ferido. Teve ainda falta de energia em parte da cidade", diz.
 
GATO MORREU
 
A massagista Maria Luiza Leite, 27 anos, conta que perdeu tudo após sua casa, localizada na rua Orfeu Delfino, ser invadida pela água da chuva. O gato dela, Bento, acabou sendo arrastado pela enxurrada e morreu.
 
"A água chegou na altura da cintura e trouxe muito barro. Perdi ainda móveis, roupas, eletrodomésticos, alimentos. Tudo! Meu cachorro, o Alecrim, só não morreu porque o resgataram antes que ele se afogasse também", revela.
 
Segundo Maria Luiza, outras três casas na mesma rua ficaram ilhadas e as famílias também teriam perdido os pertences. "Os bueiros aqui estão todos sujos e obstruídos. Há, ainda, mato cobrindo as bocas de lobo", aponta a moradora.
 
EMERGENCIAIS 
 
Secretário de Obras de Jaú, Antonio Sebastião Grizzo disse que a pasta segue um cronograma de serviço e vem priorizando as áreas mais afetadas pelas chuvas deste mês.
 
"Estamos solucionando os casos mais emergenciais. Por isso, pode ter tido um atraso no trabalho de desobstrução de bocas de lobo na rua Orfeu Delfino", reconhece.
 
Grizzo disse, ainda, que, nesta segunda, haverá uma reunião na prefeitura para discutir os estragos da chuva e avaliar medidas para recuperação da cidade.   
 
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!