CONTA DE LUZ ESTÁ MAIS CARA PARA CONSUMIDORES DA CPFL PAULISTA

09/04/2024 - 12:07

Desde ontem (08), as tarifas de energia da CPFL Paulista estão mais caras para consumidores de 234 municípios paulistas onde a distribuidora é responsável pelo serviço, incluindo cidades do interior de SP, como Jaú e microrregião, Bauru, Marília, entre outras. Segundo a empresa, o índice médio de 1,46% foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica, que considerou a atualização de custos com a compra de energia, sistema de transmissão, distribuição da energia elétrica e "encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor". A alta para indústrias e grandes comércios foi de 0,80% e para residências e pequenos comércios de 1,77%.

Como o reajuste vale para o consumo, o faturamento teve início ontem, os dias anteriores de abril foram calculados com a tarifa antiga. A CPFL Paulista defende que os principais fatores são o aumento dos custos que não são gerenciáveis pela distribuidora.
Segundo a concessionária, a redução do aporte causado pela privatização da Eletrobrás, o aumento dos custos de transmissão e a alta também no custo de geração impulsionaram a elevação dos encargos setoriais.
A conta é dividida em geração 32,5%, tributos: 14,9%, encargos setoriais: 19,1%, distribuição: 23,6% e transmissão: 9,9%. A CPFL Paulista é a terceira maior distribuidora de energia do país e atende aproximadamente 4,9 milhões de clientes em 234 cidades de São Paulo.
Info: g1 Bauru

Clique aqui para ver outras notícias!