- Home
- Notícias
- DEFESA CIVIL INTERDITA IMÓVEL TOMBADO NO CENTRO DE JAÚ APÓS QUEDA DE ESTRUTURA
DEFESA CIVIL INTERDITA IMÓVEL TOMBADO NO CENTRO DE JAÚ APÓS QUEDA DE ESTRUTURA
26/05/2025 - 14:00
Após a queda de parte da estrutura de um prédio histórico localizado no cruzamento das ruas Quintino Bocaiúva e Lourenço Prado, no Centro de Jaú, a Defesa Civil interditou preventivamente o imóvel e acionou o proprietário para providências emergenciais. Por volta das 11h30 deste sábado (24), o órgão emitiu a seguinte nota oficial:
Leia aqui
"DEFESA CIVIL DE JAÚ REALIZA INTERDIÇÃO E DETERMINA A TOMADA DE AÇÃO POR PARTE DO PROPRIETÁRIO, EM PRÉDIO QUE JÁ VINHA SENDO FISCALIZADO A MAIS DE 01 ANO, APÓS QUEDA DA ESTRUTURA QUE HAVIA SIDO REFORMADA.
Imóvel é Grau de Proteção 2 - Patrimônio Tombado
A Defesa Cívil de Jaú atuou desde os primeiros minutos do dia, em ocorrência de queda de uma parte da estrutura da platibanda de um imóvel localizado na região central da cidade, na rua Quintino Bocaiúva esquina com a rua Lourenço Prado. O desprendimento da estrutura atingiu bases inferiores, como o beiral da varanda e o toldo do comércio, com blocos de concreto espalhados na rua.
Ainda, o rompimento apontou o vazamento de água por um cano que pode ter colaborado com o incidente e que atingiu parte do "Restaurante" que fica em anexo no mesmo prédio, agravando com a queda de parte do reboco, infiltrações e culminando no aumento do peso sobre a estrutura, o que necessitou da INTERDIÇÃO PREVENTIVA DO MESMO.
Apesar das diversas situações, não houve nenhuma vítima.
ESTRUTURA TINHA ACABADO DE PASSAR POR REFORMA
O imóvel já vinha sendo fiscalizado periodicamente e a aproximadamente 01 ano, teve o apontamento após vistoria da nova Defesa Civil de Jaú sobre o cumprimento de medidas de correção dos danos graves por falta de manutenção. A pouco tempo, o proprietário realizou a contratação de uma empresa que realizou reformas pontuais, inclusive no local do acidente.
IMÓVEL É PATRIMÔNIO TOMBADO
Trata-se de um imóvel com grau de proteção 2, um dos mais rígidos para manutenção do Patrimônio Tombado e Histórico do município.
SALA DE SITUAÇÃO E INÍCIO DAS OBRAS
Foi montado uma "sala de situação" com outros servidores e secretários que atuaram no caso, contando inclusive com o apoio do @Aguas de Jaú, Sra Amanda e equipe, para buscar encontrar a origem do vazamento de água, com suspeitas de possíveis ligações clandestinas e que estaria agravando o problemas. O proprietário foi notificado, ficando informado sobre o prazo de 12h para apresentar laudo de engenharia técnica, com recolhimento do ART, contendo plano de trabalho e metodologia do serviço. As atividades para minimizar os danos já começaram.
O restaurante foi parcialmente interditado para que a sala passe por reforma emergencial e em breve já deve retornar os serviços. O proprietário teve um diálogo positivo com a Defesa civil e expressou ideias para retornar ao trabalho seguro.
DEFESA CIVIL de Jaú contou com o trabalho dedicado da equipe: Rodrigo, Alexandre, Schneider e Gabrielle na busca pela solução do problema".
Clique aqui para ver outras notícias!