DESCIDA DE TIROLESA DO PAPAI NOEL É HOJE

21/12/2017 - 10:34

A descida do Papai Noel da torre da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, no Centro de Jaú, será hoje, com início às 20h. O evento ocorre há 16 anos na cidade e é bastante aguardado pelas crianças.

Antes da descida, haverá a apresentação de coral de jovens do grupo Aliança de Misericórdia e atrações coreografadas. 

O evento será de tirolesa com auxílio de profissionais do Corpo de Bombeiros de Jaú. A descida voltou a ser realizada em frente da matriz no ano passado, após o término das obras na Praça Siqueira Campos. Durante a restauração da igreja, o evento passou a ser realizado no Parque do Rio Jaú. De acordo com o padre da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, Celso Luiz Buscariolo, a expectativa é que grande número de pessoas compareçam e que o evento ressalte o sentido do Natal. “Que seja uma noite que favoreça a reflexão e discernimento sobre nossa vida cristã e sobre o verdadeiro símbolo dessa época”, conta.
 
A ideia partiu do tenente do Corpo de Bombeiros Antonio Donisete Milani, após ver algo parecido em São Paulo. Na ocasião, o Papai Noel descia de rapel. Ao chegar em Jaú e observar a disposição da igreja e a praça, imaginou que utilizar a tirolesa seria mais interessante. “Dá uma visualização maior, chama mais atenção”, conta.
 
O cabo de tirolesa tem aproximadamente 95 metros de extensão e ficará instalado a 60 metros de altura. A descida durará em torno de 8 minutos. São esperadas cerca de 15 mil pessoas.
 
A estrutura começa a ser montada às 8h30 e serão realizados os primeiros testes do equipamento. A descida será pontualmente às 20h30. A Secretaria de Mobilidade Urbana de Jaú colabora com a realização do evento disponibilizando guardas municipais para auxiliar no trânsito dos veículos durante a descida.
 
A figura do Papai Noel é conhecida em todo o mundo e está presente na lembrança de muitos. O evento tem o intuito de reavivar a memória desse símbolo. “O ato de dar presente é estar presente na vida das pessoas”, afirma o padre Celso Buscariolo. Segundo o pároco, é a oportunidade de reunir e passar mensagem natalina ao maior número de pessoas. 
 
Milani desce na tirolesa vestido de Papai Noel há 14 anos e conta que é um prazer continuar com a iniciativa. “Quando começamos, não imaginava que tomaria essa proporção. É mágico. E não tem idade, não tem homem ou mulher, todos se emocionam com o momento”, ressalta.
 
Trânsito
 
Por causa do evento, algumas ruas do Centro de Jaú estarão interditadas. Além da Rua Major, parte da Rua Edgard Ferraz que circunda o local da ação e trecho da Lourenço Prado estarão fechadas. 
 
A interdição é para facilitar o trânsito das pessoas que vão até o local para assistir ao evento. Milani ressalta que as pessoas devem tentar chegar com antecedência para encontrar vagas de estacionamento e evitar transtornos por conta do fechamento das vias.
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!