DETRAN DIVULGA CALENDÁRIO DO LICENCIAMENTO OBRIGATÓRIO DE 2022

30/12/2021 - 07:45

O Detran.SP divulgou o novo cronograma do licenciamento anual obrigatório a partir de 2022. O calendário foi estabelecido com base no final da placa dos veículos, porém, com início a partir de julho.

O calendário fixa o prazo-limite para o pagamento regular do licenciamento, de acordo com o final da placa. Se não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros.
 
A falta de licenciamento é uma infração gravíssima e pode acarretar uma série de problemas para o condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro.
 
Em 2022, o valor da taxa para licenciar veículos usados é de R$ 144,86, independentemente do vencimento. Assim como em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT em 2022.
 
A partir de 3 de janeiro, os motoristas já podem realizar o licenciamento antecipado, independentemente do final de placa. O serviço é oferecido pelo Detran. SP para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA, que poderá ser quitado em cota única, com desconto, ou parcelado.
 

Clique aqui para ver outras notícias!