DISPOSITIVO CRIADO NA USP PERMITE QUE PACIENTES COM CÂNCER DE PELE FAÇAM TRATAMENTO EM CASA

29/10/2021 - 07:41

Um dispositivo eletrônico do tamanho de uma moeda, desenvolvido pelo Instituto de Física da USP de São Carlos, permite que pacientes realizem tratamento de câncer de pele em casa. 

Os primeiros testes foram realizados em pacientes do Hospital Amaral Carvalho e os resultados foram excelentes. A principal vantagem é o conforto em fazer parte do tratamento em casa. Segundo os pesquisadores, a nova técnica tem a mesma eficácia que o método tradicional, com 95% das lesões eliminadas.
 
O novo equipamento portátil tem uma bateria, um cabo e um dispositivo do tamanho de uma moeda, que emite luz vermelha de led. No tratamento no hospital, o paciente com câncer de pele tem a lesão raspada e depois precisa passar um creme. Um equipamento maior emite luz para eliminar o tumor e o paciente tem que esperar no hospital.
 
Com a nova técnica, em casa, é só acionar o led que, ao entrar em contato com o creme, a luz mata as células doentes. No hospital, a aplicação da luz dura 20 minutos. Em casa, duas horas, pois a irradiação é mais fraca, o que torna o tratamento menos dolorido. A previsão é que essa nova tecnologia chegue aos hospitais a partir do primeiro semestre de 2022.
 

Clique aqui para ver outras notícias!