ECONOMIA DE ENERGIA DO HORÁRIO DE VERÃO ABASTECERIA JAÚ POR 85 DIAS

19/02/2018 - 11:05

A economia de energia elétrica nos 126 dias do horário de verão seria suficiente para abastecer Jaú no período de 85 dias. A comparação se refere ao padrão de consumo verificado em todas as cidades da área de distribuição da CPFL Paulista. À meia-noite de domingo, os relógios deverão ser atrasados em uma hora – o sábado terá uma hora a mais.

Durante este período, a diminuição nos gastos com energia elétrica foi de 74,2 MWh, o suficiente para abastecer Campinas por oito dias ou Ribeirão Preto por duas semanas.
 
No ano passado, o montante economizado seria capaz de gerar energia para Jaú no período de 53 dias ininterruptos.
No horário de verão, o consumo de pico das residências e da iluminação pública deixa de coincidir com o da indústria. Nas contas, é possível obter reduções de valor caso haja aproveitamento da luz natural por mais tempo.
 
“No horário de verão, com o adiamento dos relógios em uma hora, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19h, quando o consumo industrial já está reduzindo”, explica o diretor de distribuição da CPFL Energia, Thiago Freire Guth, por meio da assessoria de imprensa.
 
A distribuidora lembra que medidas simples ajudam a manter o consumo energético mais baixo. As altas temperaturas, por exemplo, permitem os banhos frios. Os aparelhos de ar-condicionado, vilões da conta de luz no verão, podem ser mantidos nas funções econômicas ou com timer de desligamento noturno. Quem for viajar pode tirar da tomada os aparelhos eletrônicos que ficam na função stand-by, como televisores e micro-ondas.
 
Embate
 
No ano passado, o presidente Michel Temer ameaçou suspender o horário de verão, que vigora no País desde 1985. 
Depois, manteve o período especial, mas atendeu a pedido da Justiça Eleitoral para que o adiantamento dos relógios comece mais tarde neste ano, para não coincidir com o segundo turno das eleições gerais. Com isso, os relógios serão adiantados no dia 4 de novembro.
 
Adotam esse sistema os Estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!