Economia

16/05/2013 - 09:42

Após apresentarem queda no mês anterior, as vendas do varejo voltaram a ter retração de 0,1% em março na comparação livre de influências sazonais com fevereiro, quando o setor havia registrado redução de 0,5%.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, no entanto, houve alta de 4,5%. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 


Analistas ouvidos pela Reuters previam que o volume de vendas cairia 0,3% ante fevereiro. Em relação a março de 2012, a expectativa era de aumento de 3,8%.

 

Nos primeiros três meses do ano, o comércio teve alta de 3,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2012. Apesar de ter fraquejado nos meses recentes, o setor ainda acumula ganhos em períodos mais longos. As vendas subiram 6,8% nos 12 meses encerrados em março. 


Com o forte aumento dos preços, as vendas de alimentos e bebidas nos supermercados tiveram a segunda queda consecutiva em março na comparação com o mês anterior, livre de influências sazonais.

 

A retração, de 2,1%, foi a mais intensa desde fevereiro de 2008 (-2,2%). A queda pesou no resultado das vendas do varejo como um todo, que tiveram leve queda de 0,1% em março ante o mês anterior, segundo os dados do IBGE. 


A inflação de alimentos subiu 15% no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em março, quando o IPCA havia registrado alta de 6,59%.

 

Na comparação anual de março houve alta de 4% nas vendas, explicada pela comemoração da Páscoa. No ano passado, o feriado ocorreu em abri

 

Clique aqui para ver outras notícias!