FATEC DE JAÚ INAUGURA ESCOLA DE INOVADORES

26/04/2016 - 09:42

 A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Jaú terá, a partir de maio, Escola de Inovadores, a qual será aberta à comunidade. Trata-se da segunda unidade do tipo do Estado de São Paulo – a primeira foi instalada em São José dos Campos no ano passado. Na escola, participantes poderão desenvolver projetos com potencial de inovação e terão oportunidades de firmar parcerias com o empresariado.

 
Inicialmente, serão selecionados cerca de 20 projetos. Poderão se candidatar, por meio de preenchimento de formulário no site www.nicinovajau.com.br, estudantes, professores e interessados em geral de Jaú e região. O prazo para cadastro termina no dia 7 de maio.
 
A escolha dos projetos será feita por grupo de docentes da Fatec e levará em consideração critérios como novidade, inovação, possibilidade de inserção no mercado, ineditismo, tecnologia, entre outros itens.
 
O curso será desenvolvido ao longo de 20 semanas, em encontros aos sábados de manhã na Fatec de Jaú, com carga de 96 horas. A estreia está prevista para o dia 14 de maio, com previsão de término em outubro. Os selecionados não precisarão pagar nada. O Centro Paula Souza, por meio da Agência Inova Paula Souza, financiará as atividades de capacitação.
 
O objetivo das aulas da Escola de Inovadores será propiciar conhecimentos teóricos e práticos que capacitem os participantes para o desenvolvimento de propostas que resultem em modelos de negócios sustentáveis. A ideia é que esses projetos sejam viabilizados por meio de startups.
 
Os encontros abordarão temas como competitividade, método de validação de ideias no mercado, inovação empresarial, prospecção tecnológica, finanças, tecnologia aplicada a negócios, desenvolvimento de produtos, comunicação, plano de negócios, gestão, entre outros assuntos.
 
 
Viabilização
 
O coordenador da Escola de Inovadores, professor Roberto Augusto dos Santos, afirma que a unidade de Jaú da Fatec foi contemplada com a novidade por contar com Núcleo de Inteligência Competitiva (NIC), que tem como uma de suas metas a melhoria da competitividade das empresas no contexto da inovação.
 
Santos explica que os projetos que concorrerão ao ingresso na escola não precisam apresentar, necessariamente, inovação radical. “Pode ser algum novo processo ou modelo de negócio. Ou então, dentro de uma empresa, uma proposta de melhoria em determinada linha”, exemplifica.
 
A Escola de Inovadores tratará assuntos pouco usuais em sala de aula, como prospecção tecnológica, que consiste no mapeamento de produtos. A primeira atividade, no dia 14 de maio, será um seminário de competitividade.
 
“Muitos projetos do mundo acadêmico ficam apenas no mundo acadêmico. Nosso interesse é estimular o empreendedorismo e a geração de patentes”, observa o professor. Mais informações podem ser obtidas no site www.nicinovajau.com.br ou pelo telefone (14) 3622-8280, ramal 231.
 
Comércio do Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!