FESTA DE REPÚBLICA EM BAURU ACABA EM CONFUSÃO GENERALIZADA

17/05/2016 - 10:21

 Uma festa de república de universitários com cerca de 35 jovens terminou em confusão generalizada na noite deste domingo (15), no Jardim Panorama, em Bauru. Os jovens alegam que foram agredidos pela PM e a corporação, por sua vez, aponta que houve desacato, desobediência e resistência à prisão.

 
O fato mobilizou 11 viaturas da Polícia Militar (PM), sendo uma de Força Tática. Por volta das 22h, vizinhos da república entraram em contato com o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) pelo telefone 190 para reclamar do barulho no local.
 
De acordo com informações obtidas no local com o Comando de Força Patrulha (CFP), tenente Fernando Achiles, viaturas foram ao local para checar denúncia de perturbação de sossego. Durante o diálogo com um jovem que se apresentou como responsável pela festa, um dos policiais afirma que ele se negou a apresentar sua identidade para registro.
 
O PM alega ainda que, quando informou que teria que conduzir o jovem até o Plantão Policial para a identificação, ele teria proferido ofensas e atirado o conteúdo do copo no policial.
 
O PM teria dado voz de prisão ao jovem e foi quando a confusão começou. Ele teria solicitado apoio de viaturas, inclusive a Força Tática.
 
Em meio à confusão generalizada, foram disparadas balas de borracha e bombas de gás. Os policiais alegam que um dos jovens tentou pegar a espingarda com munição de elastômetro e, no meio da confusão, houve o disparo que atingiu a canela de um dos frequentadores da festa.
 
Tanto esse jovem atingido quanto o que recebeu os policiais foram levados ao Pronto-Socorro Central, onde foram atendidos e liberados. Um PM também teria ficado ferido.
 
Os jovens, por sua vez, teriam narrado à polícia que estavam em confraternização entre colegas de faculdade quando a PM entrou na república e houve a confusão.
 
A reportagem esteve na república no final da tarde desta segunda-feira e os estudantes preferiram não falar com o JC. Contudo, foi possível visualizar as marcas deixadas da confusão: lesões de cassetete nas costas, uma jovem com ferimento de bala de borracha na perna e outro com os olhos bastante inchados.
 
Nas redes sociais, os universitários alegam que houve abuso e agressões por parte da PM e que o imóvel foi invadido sem mandado.
 
 
 
Investigações
 
O caso foi registrado como perturbação de sossego, resistência, desobediência, desacato e lesão corporal.
 
A Polícia Civil está investigando o caso. Antonio Augusto de Campos Lima, delegado responsável pela apuração, pediu exames de corpo de delito e irá intimar os envolvidos para prestar declarações nos próximos dias.
 
jcnet

Clique aqui para ver outras notícias!