IDOSA QUE SOFREU MAUS-TRATOS MORRE EM HOSPITAL DE JAÚ

05/07/2016 - 10:41

O corpo de Maria de Lourdes Franco, de 81 anos, foi sepultado na tarde deste domingo (3) no Cemitério de Jaú. Ela estava internada em hospital de Jaú desde maio com escaras (ferimentos) nas costas adquiridos após dar entrada no asilo São Vicente de Paulo de Pederneiras. 

 
A Polícia Civil de Pederneiras instaurou inquérito para apurar uma denúncia de maus-tratos após relato da família da idosa. Maria de Lourdes vivia com outras duas irmãs, também de idade avançada, em uma casa própria, em Pederneiras. Contudo, uma delas teve um derrame e passou a necessitar de cuidados especiais, assim como Maria, que tem Mal de Alzheimer.
 
Como a única irmã saudável não iria dar conta de ajudar as outras duas sozinha, procurou uma assistente social do município, que a aconselhou a encaminhar Maria à Santa Casa de Misericórdia de Pederneiras, porque a idosa se recusava a comer. Em seguida, a assistente social orientou a irmã a deixar a idosa no asilo. A idosa, então, deu entrada no São Vicente de Paulo, no dia 28 de abril deste ano. “Algum parente foi visitá-la, viu as feridas e fez fotos”, relata. A idosa, então, foi levada à Santa Casa no último dia 27 de maio. “O hospital também não cumpriu o Estatuto do Idoso, que prevê que, em caso de maus-tratos, a polícia deve ser acionada”, argumenta.
 
Em nota, a assessoria de imprensa da Santa Casa de Pederneiras afirmou que a paciente foi recepcionada “com queda de estado geral para internação hospitalar”, no dia 27 de maio deste ano, e recebeu atendimento médico, “sendo disponibilizado todo o cuidado necessário”.  O asilo na ocasião alegou que não houve maus-tratos contra a idosa em momento algum.  Os ferimentos nas costas da idosa foram escaras, também conhecidas por úlceras de pressão ou úlceras de decúbito, correspondem a um tipo especial de lesões da pele, de extensão e profundidade variáveis. A principal causa é a deficiência prolongada na irrigação de sangue e na oferta de nutrientes em determinada área do corpo, em virtude da pressão externa exercida por um objeto contra uma superfície óssea ou cartilaginosa. 
 
JCNET

Clique aqui para ver outras notícias!