22/12/2025 - 10:42
Representantes de Jaú estiveram em Brasília para tratar da liberação de recursos federais para a elaboração de estudos técnicos sobre a possível implantação de um canal extravasor no Rio Jaú, na região do Jardim São José, área frequentemente atingida por inundações.
A reunião ocorreu com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolney Wolf, e contou com a participação da vice-prefeita Juliana Fabre, do coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Di Paula, e de equipes das áreas de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbanístico. Os estudos, inicialmente estimados em até R$ 2 milhões, deverão avaliar impactos ambientais e de engenharia, incluindo a definição do local mais adequado para a obra, dimensões da estrutura e forma de escoamento da água, com o objetivo de reduzir o risco de novas enchentes.
Em publicação nas redes sociais, Rodrigo de Paula afirmou:
“O projeto de estudos é a fase mais importante da obra, tanto para sua efetividade, quanto para entender o custo real dos serviços e se essa é a melhor solução. A SEDEC realizou a parte fundamental competente a eles e uma nova audiência deve ocorrer no início do ano para captar os recursos junto à Secretaria Nacional de Segurança Hídrica. O trabalho continua.”
A próxima etapa prevê nova reunião com a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica no início do próximo ano, para dar continuidade à tentativa de captação dos recursos necessários à obra.
Clique aqui para ver outras notícias!