JUSTIÇA ELEITORAL CONVOCA PARA FAZER BIOMETRIA

22/01/2019 - 09:06

A Justiça Eleitoral em Jaú convocou os cidadãos que ainda não fizeram o cadastramento biométrico a comparecer ao cartório para a revisão do eleitorado. A convocação atinge cerca de 60 mil eleitores da cidade, o que corresponde a 60% do total. Quem já fez a biometria não precisa se apresentar novamente.

Os cidadãos terão de 4 de fevereiro a 19 de dezembro para comparecer ao cartório com documento pessoal com foto e comprovante de residência – o agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é indicado. 
 
Quem não participar da revisão do eleitorado terá a inscrição cancelada, conforme edital assinado pela juíza da 63ª Zona Eleitoral, Ana Virgínia Mendes Veloso Cardoso.
 
A medida é uma espécie de “última chamada” para a identificação biométrica, que em Jaú começou a ser realizada de forma não obrigatória desde 2015. 
 
A meta da Justiça Eleitoral é que o procedimento esteja universalizado nas eleições municipais de 2020.
 
No pleito de 2018, parte do eleitorado já havia aderido à biometria. Embora a identificação no dia da eleição não tenha sido pelas impressões digitais, os eleitores que participaram do procedimento podiam ser identificados por fotos nos cadernos de presença.
O chefe do cartório da 63ª Zona Eleitoral em exercício, Max Albert Tassi, afirma que é provável que a repartição abra em alguns fins de semana e feriados – o calendário será divulgado posteriormente. Além disso, está em estudo a colocação de posto volante da Justiça Eleitoral, para facilitar o acesso à revisão do eleitorado.
 
A convocação se estende para praticamente todos os cartórios eleitorais do País. No cartório da região, responsável pelas seções de Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Itapuí e Bocaina, cerca de 20 mil dos 46,8 mil eleitores não compareceram para renovar o cadastro e precisarão participar no período compreendido.
 
Os demais serviços prestados nos cartórios, como emissão do primeiro título ou da segunda via, revisão de dados, mudança de local de votação continuam sendo realizados normalmente, também com indicação de agendamento. A emissão do certificado de quitação eleitoral pode ser feita pelo site do TRE, contanto que o eleitor não possua pendências cadastrais.
 
Comércio do Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!