15/12/2025 - 10:54
Os trabalhos de limpeza e manutenção do Rio Jaú seguem em andamento em diversos pontos do município. As ações são realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura de Jaú e o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da agência SP Águas, com acompanhamento da Defesa Civil.
Na primeira etapa, que contemplou dois trechos do curso d’água, foi executada a correção do talude na região do bairro Sempre Verde, com o objetivo de melhorar a vazão e a fluidez das águas. Em seguida, o maquinário será direcionado ao Jardim São José, onde terá início uma nova fase de intervenções nas margens do rio.
Após a conclusão dessa etapa e com a normalização do nível do Rio Jaú, está prevista a retirada de bancos de areia, terra e sedimentos em pontos das regiões do Sempre Verde, Campo Municipal e Jardim São José.
Paralelamente aos serviços, a Defesa Civil de Jaú realizou, no domingo (14), vistorias em diferentes áreas do município devido às chuvas registradas nos últimos dias. Em pouco mais de 24 horas, foram contabilizados 71,2 milímetros de precipitação, com maior impacto na região central.
Durante as inspeções, foram registradas duas quedas de árvores, incluindo uma de grande porte dentro do leito do Rio Jaú. Também houve atendimento a ocorrências na zona rural, com apoio a veículos que ficaram atolados. A remoção da árvore de grande porte será planejada em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, considerando o nível do rio, os riscos envolvidos e a alternativa mais segura para execução do serviço.
Clique aqui para ver outras notícias!