MACACOS-PREGOS SÃO RESGATADOS EM ITATINGA

08/12/2017 - 11:00

Cinco macacos-pregos foram resgatados e apreendidos pelo Tático Ostensivo Rodoviário de Botucatu, no final da tarde da última quarta-feira (6), no quilômetro 208 da rodovia Castello Branco (SP-280), em Itatinga. Um casal de São Paulo foi autuado por tráfico de animais silvestres e crimes ambientais, mas, após assinatura de um termo circunstanciado, foi liberado.

De acordo informações passadas pelo TOR, um veículo VW/Parati, com placas de São Paulo, teria sido observado pelos policiais em um pedágio de Itatinga manobrando para outra cabine de pagamento e foi abordado. Em vistoria, foram apreendidos os cinco primatas da espécie "cebidae", conhecidos como macacos-pregos.
 
No carro estavam uma motorista de 34 anos e um passageiro de 35 anos, com uma criança de 2 anos. O casal alegou estar em viagem a passeio. Ainda segundo os policiais do TOR, os macacos-pregos estavam escondidos sob os bancos dianteiros, junto com papéis, restos de alimento, ferramenta (martelo) e uma embalagem de lubrificante para motores.
 
A equipe encaminhou os macacos-pregos ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista de Botucatu, onde serão cuidados e, posteriormente, devolvidos ao seu habitat.
 
A Polícia Ambiental autuou o casal e aplicou multa de R$ 82.000,00, referente ao transporte de espécie da fauna silvestre nativa sem autorização, além das infrações referentes aos maus-tratos sofridos pelos animais.
 
Ambos foram conduzidos para a Polícia Civil de Botucatu, onde assinaram um termo circunstanciado, concordando em comparecer a um Juizado Especial Criminal.
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!