MÁQUINAS CAÇA-NÍQUEIS SERÃO REAPROVEITADAS

19/10/2017 - 10:42

O Convênio entre o Tribunal de Justiça de São Paulo, Polícia Civil e o Centro Paula Souza permite que materiais de jogos de azar apreendidos sejam reaproveitados pela instituição de ensino e devolvidos para a comunidade. Oito máquinas caça-níqueis foram entregues para a Faculdade de Tecnologia de Jaú, após autorização judicial que permitiu a doação desses itens apreendidos pela Polícia Civil de Jaú no começo de 2017. 

O intuito da ação é, além de reaproveitar o equipamento para fins didáticos, também reverter esses computadores para a comunidade, ou seja, para entidades e organizações não governamentais. Há também o projeto de criação de autoatendimento para a Central de Polícia Judiciária por meio do reaproveitamento desses materiais. 

“O toten permitiria que as pessoas pudessem elaborar o seu próprio boletim de ocorrência. O autoatendimento seria destinado para aqueles tipos de ocorrência que podem ser registrados na internet. Haverá um servidor para acompanhar a pessoa, pois há quem tenha dificuldade ou não têm internet em casa”, ressalta o coordenador da CPJ, Gláucio Eduardo Stocco. 
 
Ele diz que o convênio combate a criminalidade e auxilia a comunidade e a faculdade – a Escola Técnica Estadual Joaquim Ferreira do Amaral também poderá participar do projeto futuramente. Além disso, ONGs e entidades poderão receber esses itens “repaginados”. Com os resultados da ação, ele acredita que as pessoas irão denunciar mais essa contravenção, pois verão que os materiais podem ser reutilizados em prol da sociedade. 
 
A iniciativa surgiu no Conselho Comunitário de Segurança de Jaú, mas a intermediação entre a CPJ e a Fatec foi feita pelo vereador Fábio de Souza, que acompanha os trabalhos do órgão e estreitou as conversações. 
 
Início
 
A parceria entre os três órgãos ainda não começou no Município. O convênio foi firmado em 2013 com outras Etecs e Fatecs do Estado de São Paulo, porém, ainda não havia sido homologada a Fatec Jaú, de acordo com o professor, coordenador do curso de gestão da tecnologia da informação e responsável pelo convênio na instituição, Anderson Fernandes.
 
“Nossa ideia é recolher o material, ver o que pode ser reaproveitado de forma eletrônica e devolver o item para a comunidade. O nosso primeiro caso será o toten, que será desenvolvido para a CPJ, mas, posteriormente, iremos montar esses computadores para entidades que precisem”, afirma o docente. 
 
A iniciativa ocorre em outras Etecs e Fatecs do Estado e em Jaú contará com a participação de alunos e professores dos cursos de gestão da TI e sistemas para internet.
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!