MENINA LANÇA CAMPANHA PARA REUNIR LIVROS SOBRE GAROTAS NEGRAS

19/04/2016 - 10:43

 Frustrada com os livros lidos na escola, sempre sobre “garotos brancos e seus cachorros”, Marley Dias, jovem moradora de Nova Jersey de apenas 11 anos, lançou a campanha #1000blackgirlsbooks. O objetivo era listar mil títulos onde meninas e outras pessoas negras fossem as protagonistas. A lista, disponível on-line, já possui cerca de 5 mil obras.

 
O projeto foi lançado em novembro do ano passado, pela Fundação Comunitária GrassROOTS, onde Janice Johnson Dias, mãe de Marley, é cofundadora. Mas a ação se tornou conhecida apenas no início deste ano, quando a jovem ativista foi convidada a diversos programas televisivos, incluindo o Ellen DeGeneres Show.
 
— Sempre que você vê um personagem com quem se identifica, você o carrega consigo e ele te inspira — disse Marley, à CNN. — Eu quero mostrar a garotas como eu livros que vão inspirá-las.
 
Janice conta que, no início, o objetivo não era coletar os mil livros, era sobre tentar coletar os mil livros e mostrar à filha como a ação social fazia parte do projeto. Além da questão racial, a ideia é contribuir para um maior interesse dos jovens pela leitura.
 
— Nós recebemos uma resposta tremenda dos negros nos EUA — disse Janice. — Mas também do continente africano, onde eles não possuem muitos livros com rostos negros, ou das pessoas da Jamaica, onde os livros deles não possuem rostos e experiências dos negros.
 
O Cooperative Children’s Book Center, ligado à Universidade de Wisconsin-Madison, elabora anualmente um levantamento sobre o número de livros lançados com personagens ou escritos por negros. Em 2015, de 3,4 mil livros recebidos, 502 eram sobre pessoas negras e 355 escritos por negros.
 
o globo
 

Clique aqui para ver outras notícias!