MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SOLICITA CARDÁPIOS DE ESCOLAS

19/04/2017 - 10:18

O Ministério Público Federal oficiou ontem a Secretaria de Educação, requisitando cópias do cardápio das escolas que recebem merenda da Prefeitura. O procurador da República em Jaú, Marcos Salati, também pediu as fichas técnicas de preparo dos alimentos e recomendou que a Secretaria de Educação cumpra as diretrizes federais para elaboração da comida.

O envio foi feito em meio a investigação do MPF (procedimento preparatório), que apura eventuais falhas no fornecimento da comida para as unidades de ensino em Jaú. 

As aulas na rede municipal completam dois meses amanhã. As refeições têm acontecido à base de estoques e itens de hortifrúti - únicos suprimentos que a administração conseguiu comprar neste ano.
 
O ofício da Procuradoria dá 72 horas para que a secretaria responda aos questionamentos. 
 
Enquanto a situação não é regularizada, informações de improviso e descontinuidade no fornecimento de comida chegam diariamente. Ontem, a reportagem apurou problemas em duas escolas do Estado, que também recebem comida da Prefeitura: Dr. Tolentino Miraglia, no Jardim Netinho Prado, e Dr. Lopes Rodrigues, na Vila Assis. Nesta última, houve aviso de que não há mais comida para os próximos dias. A direção do Tolentino nega irregularidades. Ontem, foram servidos feijão e macarrão – e o fornecimento de hortifrúti segue normalizado.
 
A Secretaria de Estado da Educação informou que a Diretoria Regional de Ensino notificou a Prefeitura para que a situação nas escolas estaduais seja regularizada.
 
Na entidade Colmeia, há campanha de arrecadação de alimentos, sobretudo de leite.
 
Há duas semanas, o Comércio publicou fotos de uma mistura rala de fubá e molho, na Emef Comendador José Maria de Almeida Prado. Novas denúncias também foram comentadas na sessão da Câmara de segunda-feira.
 
Andamento
 
A Secretaria de Educação informou em nota que a licitação para os itens estocáveis foi homologada ontem, uma vez que na segunda-feira os integrantes da comissão licitatória analisaram as amostras das empresas vencedoras. 
 
A secretaria menciona que recebeu comunicação verbal do diretor da Lopes Rodrigues e que providenciou os gêneros necessários para o preparo da merenda. 
 
A supervisão de ensino visitou o prédio da Tolentino e não observou irregularidade na merenda. 
 
Já os responsáveis pela Colmeia afirmaram à secretaria que a entidade dispõe de alimentos até o final do mês de abril.
Na próxima semana, de acordo com o governo, a entrega de estocáveis estará regularizada.
 
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!