NOVO DECRETO LIBERA ALGUNS SETORES E SUPERMERCADOS DEVEM ORIENTAR A ENTRADA DE APENAS UMA PESSOA POR FAMÍLIA

24/06/2020 - 09:38

O prefeito Rafael Agostini assinou e publicou o novo decreto na tarde de hoje (23/06) que flexibiliza ainda mais o funcionamento de alguns setores no comércio.
 
Segundo o decreto nº 7.735, salões de beleza, estética, barbearias, academias e restaurantes poderão reabrir com diversas restrições e protocolos a serem seguidos. Bares e lanchonetes deverão seguir no sistema drive-thru ou delivery. A orientação para SUPERMERCADOS é que entre apenas UMA PESSOA POR FAMÍLIA.
 
Veja como fica:
 
➡ SALÕES DE BELEZA, ESTÉTICA E BARBEARIAS: funcionamento de 6 horas diárias, apenas com horário marcado, um cliente a cada 10m², proibido a permanência de clientes e acompanhantes em salas de espera, realizar questionamentos aos clientes quanto a situação de saúde, entre outros.
 
➡ ACADEMIAS: a partir de 30 de junho, apenas para pessoa em tratamento de saúde com prescrição médica e com número limitado de pessoas. Atividades como estúdio e centros de atividades físicas, e de dança, permanecem proibidos.
 
➡ RESTAURANTES: poderão comercializar via drive-thru, delivery e atendimento presencial ao público apenas em ambientes ao ar livre, diariamente por no máximo 6 horas seguidas ou divididas em dois turnos de 3 horas cada, para almoço ou jantar, apenas entre 11h e 22h.
Além disso, será permitida a entrada de um cliente para cada 10m² ou 40% da capacidade prevista nos restaurantes. É permitido o consumo de alimentos somente em espaços de refeição ao ar livre, ou seja, locais com plena capacidade de ventilação natural, cobertos ou descobertos, sem fechamento total por paredes ou desde que as mesas estejam posicionadas diretamente na frente de amplas aberturas, em distância não inferior a 3 metros umas das outras.
Os locais também poderão comercializar pratos prontos (a la carte) ou servido por funcionários usando máscaras e luvas descartáveis, ficando proibido o contato direto dos clientes com os alimentos na hora de servir. É proibido ficar em sala de espera, entre outras medidas.
 
➡ BARES, LANCHONETES, SORVETERIAS E SUPERMERCADOS: estes locais devem permanecer com o atendimento drive-thru e delivery. Sorveterias e similares poderão retirar no balcão desde que servidos exclusivamente por funcionários. O acesso aos supermercados deverá ser limitado a 5 pessoas para cada 100m² de área construída e os funcionários deverão orientar que entre apenas UMA PESSOA POR FAMÍLIA.

Clique aqui para ver outras notícias!