NÚMERO DE ELEITORES CRESCE 10% EM OITO ANOS EM JAÚ

06/05/2016 - 10:15

 Encerrado o prazo para que cidadãos obtivessem o título eleitoral, Jaú ficou com 98,6 mil pessoas aptas a escolher prefeito e vereador nas eleições de 2 de outubro. O número pode passar por pequenas alterações até julho, quando a Justiça Eleitoral divulgará o balanço definitivo. Até lá, serão excluídos eventuais títulos em duplicidade. A variação, no entanto, costuma ser pouco expressiva.

 
A quantidade de votantes é 1% maior que no último pleito, de 2014, e 10% maior que nas eleições municipais de 2008 (veja quadro). São obrigados a votar as pessoas que têm entre 18 e 70 anos, e também podem escolher os representantes aquelas que têm 16, 17 ou mais que 70.
 
O prazo para emissão de novos títulos terminou na última quarta-feira. O cartório da 63ª Zona Eleitoral, responsável por Jaú, emitiu 371 documentos somente neste dia. Até a data da eleição, a repartição não fará novos alistamentos.
 
Desde setembro do ano passado, a emissão de novos títulos é feita por meio do sistema biométrico, que permite a identificação do eleitor a partir das impressões digitais.
 
Ao todo, 12,4 mil cadastros foram realizados por meio deste sistema. Somente neste ano, mais de 10,4 mil cidadãos passaram pelo procedimento.
 
O chefe do cartório, Gustavo Henrique Dantas de Miranda, explica que a Justiça Eleitoral ainda não estabeleceu se o voto em 2016 será misto ou apenas convencional, sem a leitura biométrica.
 
“A regra é que a votação só será biométrica quando o cadastro de todo o eleitorado estiver concluído, mas o tribunal também pode autorizar a votação mista”, explica.
 
Neste caso, quem fez a biometria será reconhecido pelas digitais no dia da votação. Quem não fez será identificado pelo método tradicional.
 
Região
 
Números preliminares do cartório da 241ª Zona Eleitoral (Comarca) indicam 9,3 mil eleitores em Mineiros do Tietê, 9 mil em Itapuí e 8,8 mil em Bocaina. Poucos dias antes do fim do prazo, ônibus fretados trouxeram cidadãos para Jaú para regularizar a situação eleitoral.
 
Pessoas com mais de 18 anos que não possuem título de eleitor não conseguem registros profissionais e nem participar de concursos públicos. O mesmo ocorre com quem não votou nas últimas três eleições e não justificou a ausência.
 
Comércio do Jahu 

Clique aqui para ver outras notícias!