26/01/2026 - 09:55
Muitas pessoas me perguntam: onde estarão as oportunidades nos dias de hoje?
Para responder honestamente essa pergunta, sou obrigado a dizer que as oportunidades estarão, quase sempre, onde você estiver. O problema está em sermos capazes de ver as oportunidades que estão próximas de nós. Quase sempre queremos olhar longe demais, distante demais, e aí deixamos de reconhecer as oportunidades que estão, muitas vezes, debaixo de nosso nariz.
Há um ditado português do século XVIII que diz: andando na égua e perguntado por ela. Muitas vezes, e na maioria das vezes, as oportunidades estão debaixo de você, como afirma o ditado português.
Um dos exercícios mais interessantes que fazemos com empresas é perguntar aos colaboradores coisas que haviam sido feitas no passado, com sucesso e bom reconhecimento do mercado e dos clientes, e que foram descontinuadas sem muita explicação, justificativa ou motivos bobos.
Assim, muitas vezes, a oportunidade está em coisas que já fizemos quando tínhamos o entusiasmo do começo e que, com o tempo, deixamos de fazer por pura falta de follow-up ou mesmo de entusiasmo.
O mesmo é verdade para as pessoas. As oportunidades estão mais próximas do que elas podem imaginar. Às vezes numa festa, numa conversa informal com amigos, num momento de descontração poderemos encontrar oportunidades, seja de negócios ou mesmo de trabalho, que não estamos alertas para perceber.
Meu conselho é que você passe a prestar mais atenção às oportunidades que estão próximas e que você não tem dado a atenção e mesmo desprezado.
Pense nisso. Sucesso!
Clique aqui para ver outras notícias!