POLÍCIA ESCLARECE FURTO DE CONCRETO DO DAE EM BAURU

06/09/2017 - 10:12

A Polícia Civil de Bauru, por meio do Setor de Investigações Gerais da Central de Polícia Judiciária, esclareceu anteontem (04), o misterioso furto das 27 placas de concreto pré-moldadas, com um peso total de 21,6 toneladas. Os itens foram levados de uma obra de interceptores do DAE de transposição do Rio Bauru, no Jardim Chapadão, que estava parada desde fevereiro.

Segundo a Polícia Civil, o proprietário de um sítio em Arealva, que teria comprado o material e alegou não saber da procedência, entregou a identidade do autor às autoridades após ler a notícia.
 
Welton Wesley dos Santos, de 26 anos, já estava detido desde o dia 21 do mês passado no Centro de Detenção Provisória de Bauru.
 
Ele havia sido preso em flagrante por furto de veículo. Anteontem (04), ele foi trazido à CPJ, onde foi reconhecido pelo proprietário do sítio e voltou para a unidade prisional, onde cumprirá prisão preventiva por ambos os crimes.
 
RECEPTAÇÃO
 
Um inquérito também apura a receptação culposa (quando não há intenção) por parte do proprietário do sítio, que comprou o material. "Ele alegou boa fé", comenta o delegado Richard Serrano, responsável pelo SIG.
 
A negociação foi feita por telefone e Welton teria recebido R$ 1,5 mil pelo material que ele dizia ser sobra de uma construção. "Ele chegou até a assinar um recibo. O material seria usado no sítio para contrapiso de uma garagem", acrescenta o delegado.
 
O boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado no dia 31 de agosto, mas o fato teria ocorrido antes do dia 15 do mesmo mês, data em que Welton teria entregue as placas furtadas na propriedade da cidade vizinha.
 
O SIG apura, agora, outras possíveis participações no crime, já que Welton não agiu sozinho. Ele teria contratado dois caminhões para conseguir levar a carga (cada placa pesa 800 quilos) para o sítio.
 
MATERIAL RECUPERADO
 
Até o fechamento da edição, as placas furtadas permaneciam no sítio em Arealva. "O proprietário do local ficou como fiel depositário do material até que a empresa possa buscar", afirma Serrano.
 
Empresa contratada para realizar a obra, a Zênite Engenharia e Construções informou, por meio de seu gerente administrativo, Alexandre de Marque, que realizará a avaliação e retirada do material nos próximos dias. As placas serão destinadas para o serviço novamente.
 
INTERCEPTORES DE ESGOTO
 
Conforme noticiado, as placas de concreto seriam utilizadas na obra de transposição do Rio Bauru, no Jardim Chapadão, que está parada desde fevereiro.
 
As estruturas de concreto armado sustentam a tubulação que sai da margem esquerda do Rio Bauru, onde estão instalados interceptores, cruza o rio na altura da rua João Rodrigues Franco, no Jardim Chapadão, até encontrar os interceptores implantados na margem direita, que seguem até a ETE Vargem Limpa, localizada no Distrito Industrial 1.
 
A obra, contudo, está parada desde fevereiro. Segundo o DAE, “em função de estar em trâmite uma rescisão contratual proposta pela própria autarquia”.
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!