PREFEITO DE LENÇÓIS PAULISTA É COBRADO POR MORADIAS

05/04/2017 - 09:26

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, recebeu ontem um comissão representando cerca de 100 famílias que pleiteiam a construção de casas populares. O grupo pede ainda que imóveis em construção próximo ao Jardim Ibaté sejam destinados a moradores de regiões vulneráveis a inundações. O chefe do Executivo, que já encaminhou a solicitação à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, se comprometeu a cobrar retorno do órgão.

No início da tarde, antes da reunião, cerca de 50 pessoas se concentraram na Praça das Palmeiras, no Centro da cidade, onde estão instalados os prédios do Executivo e do Legislativo. A movimentação chamou a atenção de populares que passavam pelo local. Recentemente, o grupo também tem participado das sessões do Legislativo para cobrar dos parlamentares a construção de casas populares no município.
 
Prado atendeu comissão formada por representantes de 15 famílias. Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura explicou que, além de cobrar programas de casas populares, o grupo quer que moradores de áreas com risco de enchentes, como Vila Contente, sejam contemplados com 32 casas que estão sendo construídas pela CDHU na região do Jardim Ibaté. A conclusão da obra está prevista para setembro.
 
No fim de janeiro, em audiência na CDHU, o prefeito pediu a liberação dos imóveis para as pessoas afetadas pela enchente de 2016. Essa definição por parte do órgão deve ocorrer até o fim de abril. "Não é a prefeitura que faz a entrega das casas. É a CDHU que define como vai ser feita essa distribuição, se vai ser por sorteio geral ou se elas podem ir para as pessoas afetadas pela enchente", explica a assessoria.
 
IRREGULARIDADES
 
A comissão também denunciou ao prefeito a existência de supostas irregularidades envolvendo cerca de 35 imóveis do Jardim Carolina, um conjunto habitacional com mais de 400 moradias construídas por meio do programa Minha Casa Minha Vida. "Eles reclamam que tem casas fechadas e casas que foram alugadas para outras pessoas, o que é proibido", revela a assessoria de imprensa.
 
Na próxima quinta-feira, Prado deverá receber um relatório sobre o caso, que será encaminhado por ele à Superintendência Regional de Bauru da Caixa Econômica Federal, que é a gestora do programa federal.
 
Déficit
 
O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, revela que a cidade tem hoje um déficit habitacional de cerca de 3 mil moradias. "Infelizmente, atender esse problema de forma pontual é impossível", diz. "Mas nós estamos trabalhando sim com política habitacional e, ainda no primeiro semestre, devemos anunciar um programa do Minha Casa Minha Vida, na faixa de 1,5 mil a 2,5 mil reais, de cerca de 800 residências para atender essas pessoas que precisam de uma casa e pagam aluguel há muito tempo".
 
 
JCNET.

 

Clique aqui para ver outras notícias!