PREFEITO DE MINEIROS É ACIONADO POR SUSPEITA DE FRAUDE EM CONCURSO

26/02/2016 - 10:59

 O prefeito de Mineiros do Tietê, José Carlos Vendramini (PSDB), e cinco servidores municipais foram acionados pelo Ministério Público (MP) por suposta fraude em concurso realizado no fim de 2014. O processo de seleção também foi alvo de Comissão Especial de Inquérito (CEI) aberta pela Câmara.

 
Inquérito civil instaurado pelo promotor Rogério Rocco Magalhães com base no relatório da CEI encontrou indícios de irregularidades no concurso. Segundo o MP, os vereadores constataram que candidatos assinaram folhas de avaliação em branco antes da prova prática e que o exame não teria sido acompanhado por técnicos no assunto.
 
A investigação revelou ainda indícios de defeito no equipamento usado por candidatos a vaga de operador de máquinas pesadas e avaliações subjetivas de desempenho. Também ficou comprovado que o desempenho do primeiro colocado na prova foi bem inferior ao de outros participantes e que houve direcionamento para que ele fosse aprovado.
 
Em resposta à Promotoria, o prefeito declarou que estava sendo vítima da oposição e defendeu a validade do concurso. “Em nenhum momento, o prefeito sinalizou menor intenção de apurar os fatos – postura que, no entender do Ministério Público, denota a sua plena adesão às irregularidades verificadas no certame”, cita Rocco nos autos.
 
De acordo com o promotor, além do prefeito, são réus na ação três servidores que integraram a comissão examinadora da prova prática, o primeiro colocado no concurso de operador de máquinas e o advogado do município, que teria dificultado acesso dos membros da CEI à documentos do concurso.
 
‘Fachada’
 
Rocco revela que a suposta fraude no concurso ficou mais evidente quando o MP recomendou à prefeitura que abrisse sindicância para apurar os fatos e recebeu como resposta ofício dizendo que seriam investigadas supostas contradições dos servidores nos depoimentos prestados à Promotoria. “Mais uma vez, os requeridos recusaram-se a apurar os fatos que devem ser apurados. E ainda criaram uma sindicância de fachada”, declara nos autos.
 
Liminarmente, o MP pede que os cinco servidores públicos sejam afastados dos cargos até o fim da ação, sem prejuízo dos salários. No mérito, ele pede que os seis réus sejam condenados por improbidade administrativa e que a prova prática seja anulada. Em nota, a Prefeitura de Mineiros do Tietê informou que aguarda a notificação judicial.
 
Denúncia e CEI
 
O concurso público sob suspeita disponibilizou 13 vagas para os cargos de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, operador de máquinas pesadas, agente comunitário de saúde e assistente social. Além das provas teóricas, para o cargo de operador de máquinas, foi exigida prova prática. Após denúncia de um candidato, em março de 2015, a Câmara aprovou a abertura da CEI. O relatório final apontou diversas irregularidades e foi enviado ao MP.
 
JcNet

Clique aqui para ver outras notícias!