PREFEITURA COMEÇA VACINAR CONTRA RAIVA

29/06/2021 - 11:27

Nesta quinta-feira, começa a vacinação contra raiva na Clínica Veterinária Municipal.
 
Cães, gatos, morcegos, cavalos, bois e vacas são as principais vítimas da raiva, mas seres humanos também podem contrair a doença. A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva do animal infectado, através de mordida, lambida ou arranhão. 
 
A raiva é uma doença infecciosa que compromete gravemente o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro e consequente inchaço do órgão.  Entre os principais sintomas podemos destacar a confusão mental, irritabilidade, agressividade, alucinações, espasmos musculares, febre, convulsão, dificuldade para engolir, dor de garganta, magreza excessiva, perda de sensibilidade em uma área do corpo, falta de apetite, saliva em excesso e dor no local arranhado, mordido ou lambido.
 
A raiva é uma doença que não tem cura e sua única prevenção é a vacina. É importante que tutores de cães e gatos levem os animais para serem vacinados de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 9h, na Rua Amaral Gurgel, 715, centro. Lembrando que é preciso agendar a vacinação dos animais pelo telefone (14) 3602-1717.
 

Clique aqui para ver outras notícias!