PRESIDENTE DA CEI DE POTUNDUVA TEM ATÉ O DIA 20 PARA DEFINIR RELATOR

12/02/2018 - 11:07

Definidos os membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Distrito de Potunduva, o presidente do grupo, Denilson da Vistoria, tem até o dia 20 para definir o relator do processo. A relatoria é responsável pelo resumo da investigação e pelo primeiro voto – razão pela qual é considerada a atribuição mais importante. Tudo indica que o posto ficará com Vivian Soares.

O presidente diz que não há nada definido, uma vez que o grupo ainda precisa decidir quando será a reunião de instalação da CEI. Em tese, este e os demais encontros devem ser abertos ao público.
 
“Estou conversando um por um, mas vai ser em breve”, afirma o legislador. Além de Denilson e Vivian, a apuração será conduzida pelo líder do governo, José Carlos Borgo, pelos suplentes José Mineiro de Camargo e Fábio de Souza e por Tito Coló Neto, único representante da oposição.
 
Na quarta-feira, o tucano disse que considera indispensável a convocação dos dois pivôs da crise em Potunduva: o ex-gerente Jeferson Vieira, autor das denúncias de sumiço de pneus e combustível, e o ex-subprefeito André Luiz Curvelo da Luz, que nega as acusações.
 
Como é o único representante da oposição, o vereador levará perguntas de todos os colegas aos depoimentos. 
Pego de surpresa com a nomeação na última segunda-feira, Borgo não concorda com as motivações da CEI. “É claro que agora nós temos a obrigação de apurar rigorosamente os fatos, mas para mim isso nada mais é que politicagem”, observa. 
Ritos
 
A única decisão exclusiva do presidente é a definição do relator. Todas as demais deliberações dependem da maioria dos votos dos seis componentes da CEI: quem será convocado, quais documentos serão solicitados, onde serão as diligências, entre outras possibilidades.
 
O procurador-geral da Câmara, Guilherme Aparecido da Rocha, afirma que qualquer pessoa relacionada com o caso pode ser convocada para depor, na condição de testemunha. “Sempre sob o compromisso de falar a verdade”, observa.
 
Ao final, a comissão pode tanto arquivar as denúncias quanto propor algum encaminhamento ao plenário – nesse caso, os outros 11 vereadores também votam. Entre essas conclusões possíveis estão o envio dos autos ao Ministério Público, que já acontece automaticamente, e a submissão de agentes públicos a comissões processantes
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!